O Barco da Mudança
Compartilho um case prático e que gerou alto impacto no engajamento das pessoas.
Erechim/RS 2019
...O foco do trabalho priorizava a saúde das relações, a construção da visão sistêmica e o trabalho coletivo.
Observei que havia esta oportunidade de construção de uma cultura organizacional, de um entendimento de que o problema não era das área mas sim de todos. Trabalhei muitas quartas-feiras neste conceito com todos e melhoramos muito o relacionamento e as soluções de problemas.
Com o entendimento de que as pessoas fazem a diferença e que suas atitudes precisavam ser provocadas realizei uma dinâmica, onde de forma escondida espalhei por toda empresa 20 barquinhos de papel.
As pessoas ficaram surpresas pela diferente forma de comunicar e curiosas por saber quem tinha compartilhado e por que alguns tinham recebido e outros não.
O texto impresso no barco:
Recomendados pelo LinkedIn
Fico sentado em um lugar bem confortável as margens de um rio que corre sem jamais parar.
Observo mais distante, até onde meus olhos permitem ver e me impressiona a distância e a dimensão que aquele caminho d’água possui.
Sigo aqui sentado só observando e poderia ficar aqui para sempre, calado, olhando toda aquela água correr rio abaixo. Me sinto confortável, não há questionamento algum, nenhum desconforto físico ou mental me assola, estou bem acomodado.
Eis que imagino o tamanho do esforço que eu teria que fazer para inverter aquele fluxo do rio, sem muito pensar me parece o tamanho do esforço que terei para deste banco me levantar!
Brincadeiras e metáforas a parte, nossa vida é assim, a zona de conforto nos mantém ali sentadinho olhando a água descer. As mudanças que precisamos fazer a um primeiro olhar parecem impossíveis como reverter um fluxo de um rio.
O primeiro passo precisa ser dado. O querer!!! Acreditar em suas capacidades e levantar-se do banco. Depois disto é preciso entender os porquês dos desafios propostos. Entender os propósitos e buscar sentido nas ações, para de forma tranquila pode viabilizar soluções simples e rápidas. Por que não apenas cavar um simples desvio lateral na margem ou com algumas pedras e um pouco de areia represar o rio ao invés de tentar o impossível ??!! Isso é suficiente??? Depende!
Se soubermos bem o que queremos e o que precisamos de fato, o esforço pode ser muito menor. Basta acreditar e agir positivamente, com a intenção de construir, de somar, de melhorar, de crescer.
E aí, vai permanecer sentado vendo o rio passar? Vamos lá!
Autor: Alguém que acredita em você!
Transformo você em um líder de tecnologia altamente requisitado pelo mercado | Mentoria de Liderança | Soft skills para Líderes de Tecnologia e Inovação | Partner Great People & GPTW / Coautora DNA da Liderança
2 semE o que houve depois que todos acharam os barquinhos?
Transformo você em um líder de tecnologia altamente requisitado pelo mercado | Mentoria de Liderança | Soft skills para Líderes de Tecnologia e Inovação | Partner Great People & GPTW / Coautora DNA da Liderança
2 semInteressante!