O BIM como plataforma otimizada para gerenciamento de projetos de construção civil
O não uso de uma plataforma de gerenciamento INTEGRADA na execução de projetos da indústria AEC é responsável por perdas consideráveis todo ano.
Esses prejuízos acontecem de diversas formas. Muitos profissionais ainda realizam uma inserção manual de dados nas plataformas de gerenciamento disponíveis, por exemplo, o que acarreta uma perda de 30% desses dados. Além disso, há queda também no tempo de desempenho dos trabalhadores, ocasionada pelo conflito de informações que, muitas vezes, existe em um mesmo empreendimento. Isso é reflexo direto de uma outra questão: o excesso de ferramentas de gerenciamento utilizadas para gerenciar um mesmo projeto e que nem sempre se comunicam entre si.
Todas essas falhas afetam diretamente o bolso dos investidores. Para se ter uma ideia, segundo dados divulgados pelo relatório PlanGrid/FMI 2018 Industry Report, conflitos de dados e má comunicação entre equipes em um projeto geram um prejuízo anual de R$ 280 bilhões ao setor.
A expressão mais drástica desse problema, porém, é a perda de vidas de trabalhadores causada pela baixa integração entre os programas digitais de segurança e as demais plataformas utilizadas na execução de uma obra.
Por isso mesmo, a adoção de ferramentas de gerenciamento integrado, que permitam o acompanhamento e a inserção de informações de maneira totalmente digital pelos diversos profissionais e equipes, com atualização em tempo real desses dados, é fundamental.
O BIM é esse tipo de tecnologia. Enquanto metodologia, ele oferece um nível de precisão técnica e de comunicabilidade que garante uma execução com redução e controle de falhas e quase nenhuma perda de informações. Isso, com certeza, é capaz de valorizar qualquer empreendimento.
A vantagem é chamativa quando se leva em conta, ainda, a questão das RFIs (Requests For Informations) efetuadas entre múltiplas equipes. RFIs que não recebem a devida atenção, devido a todos esses problemas que mencionei acima (muitas plataformas não integradas usadas pela equipe, perda de dados inseridos manualmente, etc.), atrasam o desenvolvimento do projeto, o que, consequentemente, pesa no bolso do cliente.
Por falar no cliente, inclusive, uma grande vantagem oferecida pelo BIM é que o contratante pode acompanhar todo esse processo de gerenciamento em tempo real acessando a ferramenta, solicitando informações e fazendo até mesmo revisões no projeto, para atingir um resultado esperado.
Isso gera um nível de eficiência maior e também contribui para aumentar o valor do projeto como um todo. O gerenciamento em uma plataforma BIM, que reduz os riscos de falhas, sejam materiais ou humanas, tem um nível competitivo superior àqueles que são executados utilizando ferramentas comuns, que não oferecem o mesmo nível de integração e eficiência.
Quanto antes os clientes forem convencidos disso, mais os seus empreendimentos ganharão em valor e qualidade, menos prejuízos financeiros serão gerados e mais vidas de trabalhadores serão preservadas. Não parece ser uma escolha difícil.