O Brasil, Estado de Santa Catarina, é uma boa aposta. Por: Carlos Varela Luc

O Brasil, Estado de Santa Catarina, é uma boa aposta. Por: Carlos Varela Luc

O Brasil, Estado de Santa Catarina, é uma boa aposta, por Carlos Varela Luc

 

África, Ásia e Oceânia (países onde se fala português):

Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe

Timor Leste, Macau, Goa, Damão e Diu, Málaca, Zanzibar

 

O Estado de Santa Catarina (SC), um dos mais ricos Estados da federação brasileira, localizado na Região Sul, oferece excelentes condições para a instalação de novos empreendimentos (em textos anteriores já se referiu o "modus vivendi" SC).

 

Santa Catarina tem 95 736,165 km2 (Portugal tem 92 090 km2), dispõe de um litoral oceânico de cerca de 450 km (Portugal tem 1 230 km no continente, 667 km nos Açores e 250 km na Madeira). A estimativa da população, em 2015, era de 6 819 190 habitantes (Portugal tinha, estimativa em 2014, 10 374 822 milhões de habitantes).

Portugueses, principalmente do Arquipélago dos Açores, alemães, italianos, descendentes de africanos e índios povoaram SC, ainda hoje predominam as culturas europeias. Os indicadores do Estado estão entre os melhores do país e da América do Sul. SC possui o mais alto índice de expectativa de vida do país, a par com o Distrito Federal, onde se situa Brasília, a capital brasileira, possui a menor taxa de mortalidade infantil e é o Estado com a menor desigualdade económica e tem o mais baixo índice de analfabetismo.

 

Em 1515 aporta a Santa Catarina o primeiro português, Juan Dias Solis e denominou o local, entre a Ilha de Santa Catarina (onde fica a capital do Estado, Florianópolis) e o continente de "Baía dos perdidos" e em 1526 desembarca o italiano Sebastião Caboto, ao serviço da Espanha, que denominou a Ilha de Santa Catarina de "Porto dos Patos". A designação de Santa Catarina surge pela primeira vez no mapa-mundi de Diego Ribeiro em 1529.

Os bandeirantes deram início ao povoamento do Estado em 1637. Em 1739, Santa Catarina era o território português mais avançado da América do Sul. Em 1829 começam a chegar os alemães e em 1877 os italianos. Em 1839 a Revolução Farroupilha tinha como objectivo tornar Santa Catarina numa República independente.

 

Santa Catarina tem um clima subtropical húmido, com temperaturas amenas, aqui as quatro estações do ano são bem definidas. A capital é Florianópolis e Joinville é a maior cidade e uma das mais importantes do Estado.

É um Estado de grande diversidade geográfica e humana e tem uma economia bastante diversificada, sendo considerado um estado rico (contribui com cerca de 4% para o PIB nacional). A economia na capital baseia-se em tecnologia, turismo, serviços e construção civil. Na região Norte do Estado destacam-se as tecnologias, móveis e metalo-mecânica. O interior, Oeste, possui uma agro-pecuária forte e também fabrica móveis. No Sul predomina o vestuário, plásticos, carvão e cerâmica. No Vale do Itajaí destacam-se a indústria textile vestuário, naval e tecnologia.

Santa Catarina tem cinco portos marítimos, São Francisco do Sul, Itajaí, Itapoá, Imbituba e Navegantes.

SC possui uma rede viária, composta por rodovias federais e estaduais, ligando todas as cidades do Estado e aos Estados vizinhos (Paraná a Norte e Rio Grande do Sul a Sul), em razoável estado de conservação, com alguns tramos menos bons. Também possui uma malha ferroviária, antiga.

Santa Catarina tem 32 aeroportos mas só o Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder, em Navegantes, Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola, em Joinville, Aeroporto Serafim Enoss Bertaso, em Chapecó, Aeroporto Diomício Freitas, na zona de Criciúma e o novél Aeroporto Regional de Jaguaruna, também designado Aeroporto Humberto Ghizzo Bortoluzzi, inaugurado em 2015, operam em rotas comerciais.

SC tem vários jornais, rádio e televisão. A segurança pública é mantida pelo Exército, Marinha do Brasil, Força Aérea Brasileira, Polícia Militar do Estado de Santa Catarina, Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e Polícia Civil do Estado de Santa Catarina.

No Estado de Santa Catarina têm sede diversas instituições culturais e estão instaldos vários museus. Em SC produzem-se grande número de festejos religiosos e folclóricos e celebrações populares variadas, muitas trazidas pelos colonos e imigrantes cujos descendentes mantêm a ritualidade.

Diversos pontos turísticos, para todos os gostos, atraem mais de 6 milhões de turistas todos os anos.

 

Conhecido como "um pedaço da Europa encravado no Sul do país", Santa Catarina possui uma economia dinâmica visível num dos maiores índices de desenvolvimento económico do Brasil.

Há muitas e excelentes oportunidades de investimento em vários sectores, designadamente agro-pecuária, produtos alimentares manipulados, turismo, indústrias.

Acredita-se que, para empresários de países onde a escassez de alimentos é uma realidade pode ser interessante criar e desenvolver, aqui em Santa Catarina, uma actividade que possa proporcionar o envio de alimentos e bebidas para o respectivo território, visando colmatar ou, pelo menos, reduzir, carências de alguns produtos alimentares e bebidas.

Também no que concerne ao investimento industrial se poderá aplicar o mesmo princípio - produzir no Brasil e exportar para os respectivos países onde falta tecnologia e outros recursos - ou simplesmente comprar na produção local seleccionando os melhores produtos ao melhor preço mas, para isso, é muito positivo ter um escritório localizado na região. Sugere-se que os empresários criem aqui as suas produções e façam operações entre as suas próprias empresas (Brasil-país de origem), em processos simplificados com vantagens ao nível da gestão (dominando as cadeias operacional e de custos) e com redução de custos financeiros e outros. Para estes empresários e para os países da sua origem, os investimentos aqui devem ser vistos como produtivos uma vez que geram retorno que permitirá melhor desenvolver actividades comerciais, compra e venda, garantindo a qualidade e quantidade dos produtos, quer se trate de agro-pecuária ou de industrializados (máquinas e equipamentos). Os resultados reverterão a favor das empresas e dos respectivos países.

Evidentemente que, na medida do possível, com o tempo, o detectar oportunidades e reunir meios, será natural exportar know-how, maquinaria e outros recursos para produzir no próprio território, esta será uma meta para quem aposta na produção fora do seu país. Há uma imensidão de actividades que poderão, e deverão, ser desenvolvidas no próprio território e o Brasil, o Estado de Santa Catarina, possui condições para facultar tudo o que é necessário para produzir riqueza em qualquer parte do mundo.

 

Por: Carlos Varela Luc

carlosvarelaluc@gmail.com

 

 

Nota: A RIGOR – Educação e Desenvolvimento Empresarial, MEI., através do signatário e seu titular poderá ajudar a estabelecer empresas de direito brasileiro, com sede numa das cidades dos Estados do Paraná, Rio Grande do Sul ou Santa Catarina, que melhor sirva os objectivos, capaz de contribuir para um melhor e mais vantajoso relacionamento com o mercado local, tanto na perspectiva da compra (produtos e serviços) quanto na da venda ou da produção (industrial, agropecuária, turismo e hotelaria, ou outra).

rigorempresarial@gmail.com

 

 

 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos