O Brasil não é uma grande nação devido ao autodeboche

Nos Estados Unidos, a pátria se faz sentir em toda a parte. É um objeto de solicitude desde a cidadezinha até a União inteira. O habitante se apega a cada um dos interesses de seu país como se fossem os seus. Ele se glorifica com a glória da nação; nos sucessos que ela obtém, crê reconhecer sua própria obra e eleva-se com isso; ele se rejubila com a prosperidade geral de que aproveita. Tem por sua pátria um sentimento análogo ao que sentimos por nossa família, e também por uma espécie de egoísmo que se interessa pelo Estado. (Tocqueville in A Democracia na América)

No período imperial, além do bem e do mal daquele regime, havia, segundo Joaquim Nabuco a honradez no próprio cerne da ordem deposta em 1889; no entanto os olhos intelectuais já escarneciam tudo, e os intelectuais, glorificados sejam, inclusive o grande Machado de Assis, funcionário público e além do grande romancista, contista e poeta um cronista da vida brasileira como nunca houvera.. Machado ironizava tudo e era genial; o Brasil, aliás, é predestinado ao pitoresco, inclusive esse artigo era pra condenar o autodeboche e não deu certo, é mais um a incentivá-lo se merecesse ser lido, as viagens de Jean de Léry o foi, as de Debret e Rugendas também, o termo pitoresco estava no título das obras dos dois últimos, o primeiro escrevia a la século XVI, engraçadinho, as vezes tragicômico.

Depois veio a tal sociologia tentando decifrar a brasilidade e comparando com as outras nações e não deu certo, ou deu muito certo, tornou-se um discurso fortíssimo e mesmo tendo havido governos nacionalistas e tirânicos com suas propagandas de exaltação, com Vargas e os milicos de 64, qualquer brasileiro aprende logo na infância cinco ou seis jargões negativos a respeito do país, o único sucesso é que o territoriozão colou e não desemendou mais. Também não tenho certeza se a sociologia teve ou tem tanta força assim, sempre que se analisa o Brasil ver-se logo o que não presta e assim se diz o que é o Brasil.

Existe o nacionalismo brasileiro, no tempo da Guerra do Iraque em 2003 ouvi a conversa segundo a qual de Natal-RN não havia exército que passasse, a maior identificação é com a seleção brasileira de futebol, e aí já é um deboche, pois, futebol é coisa besta. Tem o carnaval e as praias, Brasil é terra, e porquê existe a nação, o governo e a Câmara dos Deputados?

Pra quê e por qual motivo o Brasil existiu e existe? Quem formou o Brasil? Tocqueville diz em A Democracia na América a forma pela qual a comuna americana, hoje não daria certo esse termo, foi erguendo a nação de baixo pra cima, cada cidadão ao mesmo tempo era que tinha ampla liberdade diante do Estado construiu a nação, os americanos queriam ter a pátria americana, nós brasileiros somos brasileiros por imposição ou acidente ah, verdade que muitos de nós não gostaríamos de ser de outro país e tal... mas o que é ser brasileiro, o que é preciso fazer para sê-lo?


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos