O Brasil ocupa a 7ª posição no ranking de empreendedores com mais de 3,5 anos de atuação

O Brasil ocupa a 7ª posição no ranking de empreendedores com mais de 3,5 anos de atuação

De acordo com o Relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM), maior pesquisa de empreendedorismo do mundo, o Brasil subiu 6 posições no ranking de empreendedores estabelecidos, ou seja, aqueles que já possuem seu negócio há 3,5 anos ou mais.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem


A pesquisa, que foi realizada no Brasil pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), mostrou que, mesmo com os reflexos da pandemia, a Taxa de Empreendedores Estabelecidos teve um incremento, passando de 8,7% da população adulta em 2020, para 9,9% em 2021. Para o presidente do Sebrae, Carlos Melles, o resultado corrobora a tese de que a experiência dos empreendedores também garante uma melhor gestão da empresa.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

A pesquisa traz ainda um perfil dos empreendedores iniciantes, ou seja, aqueles que possuem menos de 3,5 anos de atuação com o seu negócio. Nos dados, é possível perceber a força do empreendedorismo entre os jovens, que muitas vezes empreendem para complementar a renda ou por necessidade.

Esses dados reforçam a crença do Instituto BAT Brasil de que o empreendedorismo pode ser utilizado como uma ferramenta de autonomia e geração de renda para jovens do campo e da cidade.

Através de programas como o Decola Jovem, o Novos Rurais e o Vamos.Rio, o Instituto BAT Brasil oferece formações, capacitações e mentorias que possibilitam aos jovens empreendedores e às organizações não apenas criarem seus próprios negócios ou projetos, mas também se estruturarem e desenvolverem um planejamento a longo prazo, com uma gestão sadia e sustentável, visando a continuidade e o crescimento da empresa ou iniciativa.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Instituto BAT Brasil

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos