O brasileiro pode!
Eu já ouvi várias vezes consultores e professores dizerem que o Brasil possui uma cultura ruim comparada a países do primeiro mundo, que as coisas não funcionam aqui porque o povo não tem educação e etc.
No meu ponto de vista, isso é uma inverdade, nós brasileiros enfrentamos crises e a superamos com flexibilidade, somos criativos, transformamos problemas em oportunidades.
Como disse o grande sábio Peter Senge: “ a estrutura molda o comportamento”. O nosso comportamento está moldado pela adaptabilidade, criado pelas crises e altos e baixos do nosso mercado, ou seja, somos uma das sociedades que mais aprende.
É verdade que existe gente no Brasil que se apodera do” jeitinho brasileiro” para tirar vantagem em tudo. Mas é verdade que existe uma grande maioria que é honesta e que acredita que é possível crescer com esse país no caos.
Nós e nossas organizações têm um grande potencial, temos que transformar em hábitos tudo aquilo que aprendemos que é bom na nossa vida (e não somente ter consciência do que é bom). Os problemas vão existir, mas o mais importante é não escondê-los e resolvê-los o mais rápido que pudermos.
Nós somos um pais de enormes riquezas naturais, porém não as desenvolvemos em tecnologia. E por quê? Nós podemos mudar essa história!
Essa história não vai depender do novo presidente ou do novo partido, ou da nova estratégia de um ministério. Essa mudança na história vai depender de todos nós brasileiros que estamos trabalhando para alavancar esse Brasil. Todos nós que acreditamos nesse país, mesmo em meio a esse caos político e econômico.