O CEFET, a Rio Info e a lei de inovação de Nova Iguaçu
Conectando você na sociedade do conhecimento

O CEFET, a Rio Info e a lei de inovação de Nova Iguaçu

A Rio Info chegou em Nova Iguaçu no dia 9 de de julho de 2019. Foi nesta cidade que o circuito Rio Info deste ano se inciou. O evento cumpriu seu papel fomento a integração de parceiros da academia, do empresariado e das universidades. O professor Newton Siqueira foi o coordenador do evento.

Vários pontos podemos destacar do ambiente de inovação evidenciado pela Rio Info da cidade. O primeiro o desejo de fazer algo mais nas universidades. Há uma cultura que está sendo desenvolvida com o propósito de integrar de forma mais profunda o conhecimento científico e tecnológico à sociedade. Desta forma, a universidade não fica mais restrita ao seu papel de formação, importante sem dúvida, mas está ampliando seu escopo de serviços para entender e propor mudanças na realidade que a cerca e promover soluções para o seu entorno. Na mesma linha outras iniciativas estão acontecendo em outros centros de ensino no interior tal como na UNIFESO em Teresópolis, na FASE em Petrópolis. É a educação empreendedora.

Um exemplo dessas ações integradoras com a sociedade, como destacado pelo professor Newton, é a da aceleradora de projetos de tecnologia do CEFET Nova Iguaçu. Hoje a aceleradora já está funcionando com uma empresa incubada. Há, no momento, edital aberto para a seleção e incorporação de mais empresas de base tecnológica na incubadora. Além disso, há uma forte interação do CEFET com as indústrias locais, o que propicia a seleção de alunos por estas empresas e a seleção e a discussão de problemas reais para análise e debate na universidade.

O CEFET também está desenvolvendo parcerias importantes com a prefeitura, em projetos alinhados com os planos de governo na cidade. Há várias vocações na cidade que o CEFET está atento, seja na área de turismo ou na área industrial.

Um dos pontos que merece atenção é quanto a Lei de Inovação aprovada em 2018 na cidade. Como já escrito em outras oportunidades, um marco estrutural importante para as cidades discutirem e desenvolverem a sua economia intensiva em conhecimento. Esta iniciativa está se espalhando pelo interior do estado. Recentemente a cidade de Petrópolis aprovou sua lei de inovação, Teresópolis, Nova Friburgo e Três Rios já começaram a debater este assunto e a cidade de São José do Vale do Rio Preto já inicia trabalho neste sentido. O Circuito Rio Info tem ajudado neste discussão.

Com uma indústria forte, com projetos governamentais na área de inclusão digital, lei de inovação aprovada e com um CEFET atento às demandas locais, incia-se o fomento a um ambiente oportuno para inovação. É claro que este ambiente deve ser nutrido e fomentado, envolvendo todos os parceiros locais. A entrevista com o professor Newton Siqueira é importante para destacar o ambiente de inovação que está sendo desenvolvida na cidade. Vale a pena conferir a entrevista.

Vamos em frente!

Marcio Campos.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Marcio F. Campos

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos