O Cemitério das Startups

O Cemitério das Startups

A gestão de pessoas nem sempre é prioridade nas novas empresas, e a falta de planejamento nessa área pode comprometer o futuro das Startups. Gerir pessoas hoje é apontado por cerca de 28% dos jovens empresários como o principal desafio do negócio.

O grande problema é que a maioria deixa para pensar nisso depois que a empresa já cresceu e tomou outras proporções. Por isso preparei alguns dos principais erros que você pode estar cometendo em sua Startup, vamos nessa? :)

  • Deixar de lado a cultura da empresa: Dizer que a Cultura Organizacional é o DNA da empresa, pode parecer clichê mais é a mais pura verdade. A mesma irá influenciar em tudo que uma empresa e seus colaboradores fazem. O quanto antes você entender qual a cultura organizacional vigente, melhor será para o crescimento de seus projetos.
  • Ter um CEO ausente: Se deixar ser engolido por outras atividades e deixar a gestão de pessoas de lado é um grande erro dos "idealizadores" destas empresas, afinal quem é a melhor pessoa para vender seu sonho aos colaboradores?
  • Não medir o desempenho dos colaboradores: Estabelecer metas é fundamental para o desenvolvimento pessoal e coletivo e em uma Statup isso não é diferente.Se não colocarmos métricas, as pessoas não sabem para onde ir. Avaliar o desempenho de um colaborador pode ser uma tarefa difícil para os "idealizadores de startups", que muitas vezes não têm experiência anterior em gestão de pessoas.Lembre-se que um feedback assertivo ira evitar que você tome decisões levianas.
  • Contratar errado: Um dos erros que você pode cometer é contratar o profissional que aceite o salário (aquele que você pode pagar). Por isso jamais tente competir com o salário das empresas tradicionais. O importante é buscar profissionais com alma empreendedora e que verdadeiramente se sintam donos do negócio.
  • Falta de processos: A origem caótica das startups dá certo no estágio inicial, mas é preciso arrumar a casa conforme o negócio cresce. A falta de processos pode impactar não só no lucro da empresa ($) como também nos índices de rotatividade e valor de mercado.
  • Falhas na Comunicação Interna: Enquanto a startup é enxuta, todos estão a par de novos projetos e mudanças na estratégia, mas é difícil fazer a informação circular quando a equipe aumenta. A comunicação é sempre um desafio, mesmo em uma multinacional. Contudo, nas empresas iniciantes a velocidade de entrega dos projetos é maior do que a da comunicação, e isso é perigoso. A área de marketing, por exemplo, pode investir em uma ação e ver o projeto afundar por não ter avisado a área de tecnologia com antecedência. 

E você, qual destes erros estão presentes na sua empresa? Independente de quais sejam eles o importante é colocar a mão na massa a partir de agora 👊

Fernanda Moreira -Business Partner | Recursos Humanos | Espec. em R&S


" Sou graduada em Recursos Humanos, pós graduada em Psicologia Organizacional. Atuante em RH por cinco anos, onde me especializei em Atração e Retenção de Talentos.Nos vemos por aí! :) "


Quer conversar sobre o artigo? Entre em contato comigo clicando AQUI

Vinícius Mattos

Platform Engineering | SRE | DevOps Enthusiast | GCP | GDGRio Member Organizer

6 a

Parabéns muito bom!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos