O cemitério dos perdedores é silencioso
Vamos falar sobre falhanços epopeicos antes de 2024 terminar? Bora!
No último artigo do dia par deste ano, aproveito para me despedir deste incrível capítulo que foram os últimos 12 meses. Na minha mente, a melhor forma de o fazer é mesmo com o melhor caminho em direção ao sucesso – os erros. Nada nos encaminha mais para o sítio certo, do que os insucessos que nos fazem crescer. Inclusive, este ano paguei a diversas pessoas só para estar próxima delas e aprender com os falhanços que já ultrapassaram.
O ano passado, ouvi imenso o podcast Reset, da Mariana Cabral. Talvez a conheças pela sua persona humorística, que alcunhou de Bumba na Fofinha. Ninguém fala ou mostra os erros e as tentativas que não deram certo; isso é facto. No entanto, foi mesmo por isso que achei o programa genial. Ela criou um espaço onde só se fala nos bloopers da vida dos convidados. Se isso não é incrível de se ouvir, então talvez tenha uma visão de criatividade diferente da maioria.
Dito isto, aqui vão os cinco maiores erros que cometi em 2024, que me comprometo a não repetir em 2025. Se fosse a ti, aproveitava bem esta lista de flops, porque eu não te cobrei absolutamente nada para atalhares sobre os meus erros. Caso acredites genuinamente no poder da aprendizagem através do erro, estou a poupar-te muitas cabeçadas na parede, através da partilha das minhas próprias cabeçadas.
Erro nº1: querer fazer o caminho todo sozinha. Como freelancer, a tua probabilidade de ser bem-sucedido é diretamente proporcional ao número de pessoas com quem contactas e partilhas conhecimento.
Erro nº2: não sentir que sou boa o suficiente. News flash para ti que estás a ler isto: tu nunca te vais sentir preparado para quase nada. Eu só achei que sabia conduzir quando peguei no carro sozinha depois de passar no exame, onde a pessoa do outro lado não tinha pedais. Eu só achei que sabia escrever uma landing page de raíz, quando escrevi a primeira. No fundo, nunca te vais sentir capaz, até fazeres pela primeira vez. Depois disso, é sempre a abrir.
Erro nº3: comparar os meus bastidores, com o palco dos outros. Muitas vezes, olhamos para mentores nossos e outros grandes nomes da nossa área e achamos que não estamos a evoluir, por ainda não estarmos no mesmo nível que eles. Porém, é importante lembrar que a quilometragem deles, nada tem a ver com a nossa. No meu caso, estou a trabalhar no digital há 1 ano; não é possível eu já ter o sucesso todo de alguém que anda nisto há mais de uma década. As redes sociais são cruéis neste sentido, por isso procura limitar o teu acesso às mesmas e policia o tempo que gastas ao ecrã.
Recomendados pelo LinkedIn
Erro nº4: não filtrar. Aqui, poderia escrever sete páginas só sobre este erro. Mas, no fundo o que precisas de aprender, é a ser seletivo. No que escolhes aprender, no que ouves, quem ouves, com quem convives, o que falas, entre outros. Em cada momento, pergunta-te se aquela escolha te vai aproximar ou afastar dos resultados que queres atingir e em quem te queres tornar.
Erro nº5: tentar ser chocolate. Se nem esse consegue agradar a todos, por que haveria eu de tentar? No começo, ainda tentei ter uma postura séria, para comunicar autoridade e credibilidade. Contudo, essa não é a pessoa que eu verdadeiramente sou. Na verdade, sou até bastante acessível e fácil de abordar. Então, para quê dar a ideia de ser uma pessoa que não ressoa absolutamente nada comigo? A vida já é difícil quando somos nós próprios, imagina se tiveres de criar uma personagem!
Caro leitor, espero que este pequeno top cinco te tenha ajudado de alguma forma. Se te relacionaste com alguma falha minha, partilha comigo a tua história nos comentários. Espero que o teu Natal tenha sido ao redor de quem mais amas e que 2025 te traga imenso sucesso e realização. Cada dia que passa, é uma nova oportunidade que recebemos de escrever a nossa própria história, da maneira que queremos um dia poder contá-la.
A única diferença entre uma pessoa de sucesso e as outras todas, é que a primeira nunca deixou de tentar. Este ano, tenho a certeza que falhei mais vezes do que a Mariana de 2024 sequer tentou. Em 2025, procura sonhar tão alto, que qualquer falhanço teu pareça maior do que as conquistas do teu "eu" passado.
Até para o ano,
Mariana.