O Cheiro do Lugar - Como Criar uma Cultura que Estimule o Engajamento (Parte 2)
“Motivar as pessoas tem menos a ver com ‘mudar as pessoas’ e sim com ‘mudar o contexto’ que as empresas criam em torno de seus colaboradores”. Esta frase foi dita durante o Fórum Econômico Mundial de Davos, no final dos anos 90, pelo Professor de Liderança Estratégica da London Business School Sumantra Ghoshal e, até hoje, parece atual.
Neste discurso ele faz uma associação entre seu nível de disposição quando está de férias em sua terra natal, em Calcutá na Índia, e quando está passeando durante a primavera nos Jardins de Fontainebleau na França. Em Calcutá, uma temperatura superior a 40 graus centígrados, somada à uma alta umidade do ar, faz com que o Professor tenha pouca disposição para fazer qualquer coisa. Já em Fontainebleau na primavera é o oposto e, nesta situação, seu nível de energia é o máximo.
O Professor Sumantra vai mais longe e questiona que tipo de ambiente estamos criando em nossa empresa: Calcutá no verão ou Fontainebleau na primavera? Finalmente ele nos ensina como criar um ambiente que promova o engajamento de toda equipe mudando o contexto organizacional, reproduzindo o “espírito” dos Jardins de Fontainebleau. É sobre isso que vamos falar agora.
Flexibilidade no lugar da Restrição
As empresas não devem encaixotar seus colaboradores com uma série de restrições e sim, incentivar seus gestores a darem liberdade a seus times para fazerem o que acharem correto, dando-lhes espaço para encontrarem a solução de seus próprios problemas. Com isso, o papel da gestão se move das regras em direção ao propósito. “As pessoas não lhe seguem em função do que você faz e sim do por que você faz”, Simon Sinek.
Confira o vídeo aqui.
Auto Disciplina no lugar da Conformidade
“Auto disciplina é a gestão do compromisso. Auto disciplina implica em fazer o que se promete. Se você prometer uma redução de 14% no estoque, você se mata para entregar isso. Se há uma reunião às 9 horas, todo mundo está na sala às nove”, diz Sumantra. A auto disciplina motiva os colaboradores a atingirem os objetivos organizacionais por vontade própria ao invés de se verem forçados a trabalhar no regime de 8h-17h.
Apoio no lugar da Conformidade
Imagine uma empresa onde todos, da alta direção ao chão de fábrica, juntamente com os sistemas e os processos estão orientados para o crescimento dos colaboradores? Quanto uma empresa assim, onde todos se movem para uma mesma direção, pode ganhar? Imagine as palavras da moda, coaching e mentoria, sendo praticadas dentro destas empresas e não só entre os gestores e os subordinados. E que tal encarar as novas ideias que não deram certo, não como algo que deve ser evitado ou repreendido, mas sim como parte do processo de aprendizagem?
Confiança no lugar do Controle
Segundo o Professor Sumantra, “Confiança” é mais do que “eu confio nele, pois ele faz o que diz que vai fazer”. Confiar é dar o espaço necessário para que a outra pessoa possa lhe entregar o que foi combinado e, como hoje em dia ninguém tem tempo a perder, trata-se de entregar um “cheque em branco” confiando na entrega no final antes mesmo de conhecer completamente o outro.
Neste link você tem acesso ao vídeo com o discurso do Professor Sumantra, com legendas em português graças ao Douglas Reis, nosso Diretor de Tecnologia. Além do trabalho aqui na Siteware, o Douglas é um dos idealizadores da comunidade DevIsland, uma das maiores comunidades de desenvolvedores do país.
E o clima na sua empresa? Reproduz Calcutá ou Fontainebleau? Aqui na Siteware desenvolvemos uma rede social cujo propósito é melhorar a comunicação e a colaboração dentro da empresa, ajudando a disseminar as melhores práticas e contribuindo para o alcance das metas e a melhoria dos resultados.
Nossa rede social da performance corporativa ajuda a levar parte dos Jardins de Fontainebleau para sua empresa.