O Cheiro do Lugar - Parte 1

O Cheiro do Lugar - Parte 1

Durante o curso de Inovação e Empreendedorismo da Universidade de Stanford, do qual participamos com outras 24 empresas aqui de Minas Gerais, fomos apresentados ao discurso do Professor de Liderança Estratégica da London Business School Sumantra Ghoshal. Proferido no Fórum Econômico Mundial de Davos, na segunda metade da década de 90, e intitulado de “O Cheiro do Lugar”, o discurso do Professor Sumantra parece, ainda hoje, atual e nos ensina, de uma forma bastante simples, o que é necessário fazer para criarmos uma cultura capaz de estimular o desempenho excepcional dos colaboradores.

Ele afirma que a capacidade da gestão não deve ser julgada apenas em função do desempenho financeiro que alcança, mas também pelo ambiente que ela cria para seus funcionários em todos os níveis. Ambiente este que estimula e maximiza a contribuição de cada colaborador.

O Cheiro do Lugar

“As pessoas fundamentalmente não mudam quem elas são, a não ser por algum tipo de crise pessoal… Portanto, motivar as pessoas tem menos a ver com ‘mudar as pessoas’ e sim com ‘mudar o contexto’ que as empresas criam em torno de seus colaboradores”, completa o Professor Sumantra.

O título do discurso está relacionado a uma analogia em que ele compara o impacto de passar as férias de verão em Calcutá (Índia) e o de passear nos jardins de Fontainebleau (França) durante a primavera. Estas duas experiências impactam de forma completamente oposta o seu nível de energia e motivação. Ele continua a analogia ao afirmar que a maioria das empresas cria um ambiente que está mais para uma Calcutá no Verão, do que para uma Fontainebleau na primavera.

Em suas pesquisas, o Professor Sumantra relata que é possível empresas reproduzirem o “espírito” dos jardins de Fontainebleau. Na próxima semana abordaremos os 4 componentes mencionados por ele e que são capazes de transformar o ambiente da sua empresa de uma forma simples e sustentável: a Flexibilidade, a Disciplina, o Apoio e a Confiança. Até lá…

E o Cheiro da sua empresa, está mais para Calcutá ou Fontainebleau?

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Marcello Ladeira

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos