O clima organizacional realmente interfere no desempenho dos colaboradores?
Profissionais satisfeitos são mais engajados e comprometidos com a empresa, ampliando sua capacidade produtiva e melhorando o desempenho do negócio. O clima organizacional é algo percebido por todos que estão no ambiente, refletindo-se em diversos tipos de motivação para os funcionários.
A convivência com os colegas de trabalho; a relação com os gestores da empresa; o próprio ambiente físico, como a salubridade, segurança, espaços dinâmicos, criativos e adequados; questões financeiras, como salário, bonificação; o reconhecimento, entre outras questões – irão afetar a percepção do espaço pelos colaboradores da organização.
A pesquisa de clima surge para trazer todas essas percepções à luz: ela irá investigar em diversas áreas da empresa como o clima está sendo percebido - com isso será possível entender o nível de motivação do colaborador e os passos para melhorar seu engajamento e satisfação, e conseguinte, seu desempenho.
O objetivo é claro: manter o clima da empresa atrativo, para permanência dos colaboradores que fazem parte do quadro atual e para atrair bons profissionais.
Uma boa pesquisa precisa definir os temas a serem investigados, após a definição, são formuladas questões para cada ponto, com perguntas variadas. Além disso, são determinados os filtros para análise ser coerente e focada (ex.: pesquisa por unidade, por área, por tempo na empresa, etc.
Nenhuma empresa deve ignorar a importância da pesquisa de clima: compreender sua organização é o passo inicial para que você possa agir de forma assertiva, ampliando os resultados.
#management #gestão
Késsia Nayane | www.kessianayane.com