O convite QUASE irresistível de continuar na média
Como é muito comum provocarmos reflexões por aqui, gostaria de lhe propor logo de início o seguinte pensamento.
Se em toda a vida escolar aprendemos que se tirarmos a média, ou seja, (A tal média 7 rsrsr) seremos aprovados.
O Vulgo passei de ano para muitos! 😉
Opa, então por que com vida não é igual? Engraçado né?
Mas se você analisar bem de perto depende muito da ótica, o importante é olhar de qual lado do muro você quer ficar, ou estar daqui a um tempo. Estará entre as pessoas que vivem na média, ou do lado das pessoas que vivem acima da média?
Só isso? Sim, a pergunta é simples demais! O problema é que não importa qual a sua resposta, ou se preferir andar sobre a linha do muro (uma terceira via aqui rsrsr) vamos lá!
Se escolher bater no peito e falar para si mesmo, bom... Aqui é trabalho meu filho, mas ficar na média não é algo tão ruim. Está tudo certo, a amizade continua a mesma rsrs!
A questão que pega é que a grande maioria das pessoas que vivem aí na tal média, é que estão a viver reclamando. E o pior é que o grau de autonomia em suas vidas parece estar bem comprometido, ocorre que quando reclamam, normalmente a queixa vem com a lista dos culpados já anexa e isso trava ainda mais a vida do sujeito. Como areia movediça sabe?
Mas tem também a possibilidade de ficar no muro ora, por que não? A curiosidade aqui é que além do risco de cair, tem um perigo adicional, pois se escolhemos viver uma vida sem tomar uma posição sobre o que queremos dessa jornada, certamente viveremos ao sabor do vento.
E já é sabedoria popular (a sabedoria das médias), que atuar como pipas em dia ensolarado é fácil, mas e nas tempestades? Como faremos?
Às vezes não dá tempo do amiguinho que está com a linha e carretel nas mãos enrolar tudo e deixar a pipa segura antes que se despedace na chuva. Já viu a cena quando criança? Um desastre... E agora? A mim não parece bom caminho, mas fica à vontade tá?
Muitas pessoas escolhem o outro lado, e creio que é o que verdadeiramente nascemos para trilhar, mas aí é minha opinião e posição blz? Até porque, esse outro lado dá um trabalho duro, sair da média é F! Não tem dia fácil, a luta é insana em alguns dias, e a rotina às vezes faz pensar que estamos mesmo nadando contra a corrente.
Olha, a boa notícia é que podemos escolher, a outra notícia, e essa eu deixo para você avaliar se é boa ou má, é que se você escolher ficar na média, creio que não vai adiantar reclamar lá na frente, mas já adianto que parece que a conta no final não fecha, pelo menos é o que eu vejo por aí em várias áreas da vida conhecendo gente.
Recomendados pelo LinkedIn
Te convido a outra reflexão rapidinha: Em nosso país, a média está vivendo maravilhosamente bem? Come legal? Está saudável? Mora onde quer ou pelo menos próximo do que gostaria? Tem boa condição física e as taxas de saúde estão em ordem? Vive em relacionamentos saudáveis e com momentos felizes (Aqui não estou falando do Insta tá, to falando de vida real ali... O jogo rolando mesmo, sem os famosos filtros ou edições mágicas).
E aí está refletindo? Se você leu até aqui já é bom sinal rsrsrs.
Como para nós, Líderes, começar a agir sobre um problema é quase que uma ordem natural das coisas, me parece que viver na média passa a deixar de ser uma das opções se você é líder ou almeja ser. Concorda?
Ainda mais de você se propõem a liderar a si mesmo antes de começar a liderar pessoas, aí não tem mesmo jeito. Você terá de trilhar o caminho dos acima da média.
Gostaria de dizer algo diferente, mas para ganhar esse jogo de melhoria contínua, atingir resultados que os outros não entregam, com o time, e da forma correta acontecerá só se optarmos por uma montanha que a média não topa escalar, pois avalie aqui.
Se a média entregasse o que tem que entregar para o mundo, a liderança passaria a não ser necessária em muitos casos não é mesmo?! Pois muitas vezes, os líderes é que impulsionam os outros a quererem entregar mais e melhor.
Faz sentido?
Quando falo de viver uma vida acima da média inevitavelmente você precisará fazer mais, e entregar mais, independente de qual área da sua vida... Tem espaço para evoluir 360°.
Mas calma! Nem tudo são espinhos tá? Para não dizer que não falei das flores rsrsr. Existem inúmeras ferramentas que você poderá utilizar para te empoderar diariamente, esta rota que você fará motivado por seus propósitos internos (A marca que você quer deixar no mundo) pode ficar menos difícil se você voar usando bons instrumentos. Creio que o mais indispensável seja a Disciplina... E a vantagem é que esse bicho é treinável... \o/ ... E ainda temos alguns rituais que podem te ajudar demais nisso. Um poderosíssimo que aprendi com um novo amigo em uma de suas Lives é a RAV (Rotina de Ativação Vitoriosa)... Já ouviu falar? Se não, não perca!!!
Se o tempo é mesmo finito, e a fila da média é imensa (como sempre foi)... Vou para fila preferencial 😉! Ah... Não estou falando da fila da melhor idade, estou falando da fila dos que preferem construir um legado, vá para essa fila também, saia da média!