O Coração na Diversidade
Tenho refletido sobre este assunto da diversidade. E o quanto tem-se abraçado este importante tema nos âmbitos sociais, de gênero, de raça. E acompanho os desafios de organizações e líderes ao lidar com este tema nos seus escossistemas.
Minhas reflexões como líder vem exatamente ao reconhecer que a diversidade é exatamente o que faz o meu negócio existir. A diversidade de estilos, de olhares, de experiências, de talentos, de ideias. E também de histórias, de origens, de escolhas. Da simples liberdade de ser.
Há 20 anos orquestro uma organização em rede, a #ReservaDeIdeias. Um ambiente deliciosamente diverso, por natureza. De alta criatividade, velocidade e com o propósito ousado: de contribuir com uma nova consciência nos negócios.
Nova consciência? Novo mundo? Novas formas de se relacionar?
O que mais me encanta no meu dia a dia de trabalho é conhecer pessoas, seus propósitos, histórias e talentos. E ter a sabedoria de uni-las em equipes em torno de projetos com uma coisa em comum: o propósito que nos une. Para juntos criamos um olhar único - e novo - sobre um desafio ou um projeto, construído a partir da riqueza da diversidade colaborativa.
Não importa a cor, o sexo, o momento social. Importa o que move cada ser humano, o que o faz feliz, como ele se realiza. Em que tipo de ambiente ele floresce.
Cada ser é único dentro de um todo. A sabedoria de um líder nesta era de complexidade é saber reunir unicidades em um só coração. Criativo, potente e colaborativo. E muito mais poderoso que a soma das partes. É surfar e prosperar na diversidade.
O que seria do novo sem o diverso? Não é?