O crescimento da Rede Cooper comprova importância de objetivo estratégico alinhado à tendência de mercado
Lá em 2020, quando fechamos nossas lojas em uma manhã para realizar a primeira convenção da nossa história, reunindo os mais de 3 mil colaboradores e consolidando o nosso propósito, não imaginávamos que tudo faria tanto sentido em tão pouco tempo. Cerca de um mês depois desse evento histórico, veio a pandemia. Desafiadora, diferente de qualquer situação que já havíamos vivenciado e, ainda assim, responsável por fortalecer um ponto que para nós é primordial para o nosso crescimento: a conexão com os cooperados.
Primeiro porque diante das adversidades, em que seguimos trabalhando por ser um serviço essencial, demonstramos à comunidade a importância da cooperação para que todos ficassem bem, respondendo rapidamente às adequações necessárias para a saúde e segurança de todos. Segundo porque ao unir proximidade e necessidade, mapeamos melhor as oportunidades que estavam diante de nós, planejando com mais assertividade os nossos novos formatos.
Com isso, há pouco mais de um ano, passamos a nos apresentar com a marca Rede Cooper e, hoje, fechamos 2022 com um saldo extremamente positivo. A inauguração da Cooper Mini, em Gaspar, e da Cooper Fresh, em Jaraguá do Sul nos ajudaram muito bem a cumprir o objetivo estratégico de crescer organicamente, expandir geograficamente e despertar o senso de pertencimento nas comunidades onde estamos.
Recomendados pelo LinkedIn
Por isso, além do nosso objetivo estratégico, seguimos acompanhando as tendências do mercado. De acordo com um recente relatório da consultoria McKinsey & Company , a modalidade cash & carry (atacarejo) teve um crescimento de 10% nas receitas desde 2020, sendo que esse incremento deve ser de 15% em 2022. De olho nisso, iniciamos a primeira obra desse novo formato, com previsão de ser concluída na cidade de Joinville, onde hoje temos uma Cooper Super, e temos outros três projetos em tramitação nas prefeituras de Blumenau e Jaraguá do Sul, cidades em que possuímos terreno próprio, e Guaramirim, que contará com a participação de um investidor externo, responsável por adquirir o terreno e construir a loja. Já a Cooper entrará com equipamentos e instalações. Sendo assim, nos próximos dois anos, devemos somar quatro lojas no formato Atacarejo na Rede Cooper.
No 9º Fórum Nacional de Integração Varejo e Indústria, realizado pela SA+ Ecossistema de Varejo , o principal debate foi que a atuação do varejo deve ter foco na experiência do consumidor. Algo que nós, enquanto cooperativa, fazemos há muito tempo, gerando relacionamento e tendo o cooperado como a nossa razão de existir.
Diante dessas perspectivas, encerramos o ano gratos e entusiasmados pelos próximos dias. Nossa meta, prevista no planejamento estratégico, é chegar a 450 mil cooperados e romper a barreira dos R$ 2 bilhões de faturamento até o fim de 2025. Sabemos que há muito trabalho a ser feito, mas a conexão que temos estabelecida com a nossa gente (colaboradores, cooperados e comunidade) tem nos guiado e nos aproximado cada vez mais dessa meta, fortalecendo a nossa cooperativa e todo o sistema cooperativista catarinense através de um modelo de negócio que mostra como é possível contribuir para o desenvolvimento socioeconômico das pessoas.
Gerente Comercial na Superpan Pães Congelados
2 aParabéns Osnildo Maçaneiro pelo belo trabalho com o time Cooper e pela construção parcerias sólidas! Sucesso, sempre! 👏👏👏👏
Sócio-diretor na LeadersLab Treinamento e Consultoria Empresarial
2 aParabéns, sr. Osnildo Maçaneiro ! O sucesso sempre acompanha o talento e a determinação. Ainda mais sucesso para vcs. Grande abraço!
Diretor Comercial na Fruki Bebidas
2 aParabéns Sr Osnildo Maçaneiro pela grande contribuição para o Estado de Santa Catarina. Lojas modernas, excelência no atendimento e produtos de qualidade!! Parabéns também ao time alinhado e muito capaz!! Obrigado por acreditar no nosso trabalho. A Fruki Bebidas investe em m SC fruto também desta grande parceria. Estamos juntos para apoiar o crescimento!!