O Criativo e o Cliente
Revendo a cena acima, do filme “Ray” (2004), fiquei refletindo sobre o encontro entre a criatividade (Ray Charles) e a experiência (produtor). Um músico talentoso em início de carreira tem seu talento capturado pelo olhar de um produtor experiente, que conhece o público e tem o dedo “no pulso” do mercado. Ele percebe que a arte em estado bruto precisa de direcionamento e é nesse momento, quando ambos juntam forças, que um gênio musical é revelado.
Tudo bem, pode não ter acontecido exatamente assim, é bem provável que seja apenas a maneira hollywoodiana de colocar um pouco mais de brilho na história. Prova disso é outra cena parecida, dessa vez recontando a história da descoberta de Elvis, depois de várias tentativas e recusas.
O que quero apontar nesse texto é algo aprendi trabalhando em conjunto com tantas pessoas e empresas diferentes ao longo dos anos: que o melhor resultado é obtido quando empenho meu melhor criativamente, somado ao melhor do conhecimento e da experiência do cliente.
Longe de me considerar um Ray Charles ou Elvis do design! Ao contrário, me lembro do esforço, no início, em me provar como profissional criativo, sempre buscando conhecer o universo e os objetivos do cliente, porém, sem dar muita atenção aos feedbacks, principalmente quando discordava de algum ajuste.
Hoje, 25 anos depois, suspeito que os melhores projetos que já desenvolvi, sozinho ou com talentosos parceiros criativos, aconteceram a partir do momento em que aprendi a ouvir as vozes apontando a direção certa.
Quando acontece uma soma de talentos, entre cliente e criativo/criativa, o resultado só pode ser, no mínimo, duas vezes melhor.
Espero não parecer prepotente, a intenção desse texto é apenas compartilhar algo da minha experiência pessoal e esperar que possa fazer sentido para outros colegas. Você pode concordar comigo ou não, mas vamos conversar…
Portanto, colega criativo e criativa, fiquem atentos e abertos às críticas e sugestões dos clientes! Faça como Ray!
Caro amigo cliente, trabalhe em conjunto com os criativos, mostrando a direção do melhor resultado, ficando também abertos às sugestões e à expertise artística deles!
Quando acontece uma soma de talentos, o resultado só pode ser, no mínimo, duas vezes melhor.
Termino com alguns exemplos do que estou falando e peço que julguem (comentem!) o que acharam:
ANTES
DEPOIS
Leia mais textos sobre criatividade, design, apresentações e tudo isso junto no blog da SLIDELOVE.COM.BR