O custo dos alarmes falsos na indústria

O custo dos alarmes falsos na indústria

Você, que é responsável pela supervisão da Indústria em que trabalha, sabia que um alarme falso pode ser muito danoso e perigoso para seus processos?

Continue lendo e saiba os custos que um alarme falso pode gerar para a indústria!

Como é causado um alarme falso?

O alarme falso pode ser causado por conta de um instrumento de má qualidade , de uma escolha incorreta da tecnologia de medição de nível do seu processo ou por erro na calibração do equipamento. A falha de um medidor de nível em um processo pode ser catastrófica!

Um exemplo de uma má seleção de um instrumento é a escolha de um medidor do tipo Garfo Vibratório para um tanque de grãos de tamanhos maiores que o espaço entre as duas pás do garfo. O Garfo Vibratório é um instrumento capaz de detectar materiais sólidos secos e sólidos em meio líquido.

Porém, quando esses sólidos em forma de grãos são maiores que o espaço entre as pás do garfo, podem ocorrer acúmulos, gerando “Erro Falso Positivo” e fazendo com que o alarme soe sem parar, como se houvesse produto, mas na verdade não há. O resultado é uma medição imprecisa. 

Segurança do Trabalho e impactos ambientais

A Instrumentação Industrial também é feita para garantir a segurança do trabalho e proteção do meio ambiente. Detectar vazamentos e transbordamentos, evitar incêndios, dentre outras ocorrências, é fundamental para que danos ao meio ambiente, ao patrimônio e colaboradores sejam evitados.

Imagine o vazamento acidental de um tanque de ácido causado por uma medição imprecisa de um instrumento. Pode gerar gravíssimos acidentes de trabalho, cair sobre trabalhadores ou contaminar o lençol freático, caso atinja o solo.

E esse é só um exemplo. Assim como falamos de um incidente envolvendo ácido, poderíamos citar vários tipos de materiais comuns na indústria, como inflamáveis e reagentes diversos.

Além da maior responsabilidade que é com a vida dos seus funcionários, considere ainda ter que lidar com multas pesadas, indenizações e processos trabalhistas!

Má eficiência da produção

Um alarme falso ocasiona também a parada não programada da planta. As paradas de planta não programadas são extremamente danosas aos processos de uma indústria, acarretando em gargalos de produção.

Quando um processo é interrompido de forma brusca, significa que a produtividade está sendo comprometida e o fluxo da planta não rende tudo o que deveria. Se pensarmos na Pirâmide de Automação, você pode ter um custo enorme para o topo da pirâmide e não saber que ele é gerado na base dela.

A Pirâmide da Automação Industrial é um diagrama que representa, de forma hierárquica, os 5 diferentes níveis de controle e trabalho em Automação Industrial.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem


Sabe aquela frequência de alarmes falsos causados por acúmulo de material no seu sensor ou a espuma que incrusta o instrumento de Medição de Nível? E os transbordamentos que te tiram a paz e geram cobrança excessiva pelos seus gestores? Ou aquele medidor do silo de farelo de milho que você tem que fazer manutenção a cada quinze dias? 

Cada um desses problemas significa custos!

Além das paradas não programadas e dos alarmes falsos gerados pelo instrumento de Medição de Nível, a confiabilidade da Medição de Nível fica prejudicada gerando riscos de Não Conformidades.

Medidas preventivas na Indústria para acabar com alarmes falsos

Os prejuízos gerados por uma não conformidade são as maiores dores de cabeça de uma má gestão! Os prejuízos envolvem paradas de planta, custo de retrabalho, perda de trabalho e credibilidade no mercado. Trata-se de um custo adicional que ninguém quer ter. Portanto, deve-se buscar sempre a Melhoria Contínua.

Mas o que é Melhoria Contínua?

Melhoria Contínua é a busca ininterrupta do melhoramento do processo industrial e está ligada a algumas etapas, estratégias, investigações e metas pré-estabelecidas.

4 perguntas que devem ser respondidas antes de escolher o seu medidor de nível

  • Qual material vai ser medido?
  • Qual temperatura e pressão da aplicação?
  • Qual a densidade e granulometria do material?
  • Dentro do Tanque tem agitação?

Citamos apenas quatro perguntas, mas você mesmo pode avaliar o seu processo e identificar outras questões que se adequem ao seu tipo de aplicação. Estes questionamentos são importantíssimos para garantir qualidade no processo, evitando gastos e retrabalhos.

Realizar a troca do medidor por um outro capaz de medir o nível do tanque sem ocorrer alarmes falsos e parada na planta não programada é a melhor solução. Instrumentos com a tecnologia RF-Admitância são imunes à quase todos os desafios da Medição de Nível, como a espuma, as incrustações e o pó em suspensão. Logo, os alarmes falsos serão diminuídos drasticamente.

Esperamos que tenha entendido a importância de se atentar para a possibilidade de um alarme falso na sua indústria.

A otimização de custos em função da produtividade está fazendo todas as indústrias de pequeno, médio e grande porte aderirem aos instrumentos que utilizam tecnologias de Automação e Instrumentação Industrial em seus instrumentos.

Busque um fabricante que realmente esteja comprometido em ajudar vocês a enfrentarem problemas com uma Instrumentação de má qualidade.

Boa sorte a todos e vamos em frente.

Cordialmente.

José Almir Pereira de Souza.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos