O dado fundamental
Você pode se lembrar disso ou não. Mas no inicio dos anos 2000 uma transação de cartão de crédito frequentemente levava até um minuto para ser aprovada. As vezes “dava timeout” e, era preciso refazê-la ou trocar o cartão. Lembrou ?
Nessa época não se falava em UX, e nós criamos na Intec um serviço chamado suporte em campo que consistia em visitar estabelecimentos e avaliar as condições de operação do cartão. Esse serviço braçal permitiu saber o que acontecia na ponta, saber a opinião de lojistas e consumidores, com isso a engenharia entrou em campo e melhorou radicalmente a operação do serviço de cartão de crédito no Brasil. Com a melhoria vieram a expansão para o interior, a competição entre as bandeiras e inúmeros benefícios e facilidades para portadores de cartão e lojistas.
Vinte anos depois, indústria e serviços tomam a direção 4.0, nela a informação é essencial. Dados são o lubrificante dos Sistemas Produtivos atuais. Trabalhadores no chão de fábrica, no campo: instalam, dão manutenção, mudam linhas, transferem turnos, e nada pode ser feito com eficiência sem informação, sem acesso aos recursos necessários, sem dados que permitam análise.
É dessa revolução que participo agora. Embora existam diversas soluções e abordagens para a questão do dado (na, e para a, ponta), é nítida a falta de experiência em muitas industrias que ainda buscam identificar como melhorar sua capacitação digital, e através dela sua produtividade e competitividade. Ainda há uma curva de aprendizado a ser trilhada, mas irreversível, e que trará sem dúvida mudanças e melhorias de impacto para a vida das empresas e dos consumidores.
Liderança | Operações | Last Mile | Supply
3 aSó quem viveu sabe.