O desafio da carreira internacional
Em tempo de mudanças constantes, quem é adaptável se sai melhor. A escolha está em suas mãos!
A ascensão profissional é um tema popular e, há muito tempo, tenta-se desvendar a fórmula para o sucesso.
Pessoalmente, creio que essa fórmula é construída com base em diversos fatores, sendo eles suficientemente particulares a ponto de serem incompreensíveis para uns ou outros.
Para os administradores, nem sempre a jornada é fácil e são vários os fatores que podem nos impedir de ir além e conquistar nossos reais objetivos.
Quando as mudanças se tornam cada vez mais iminentes, as exigências tendem a aumentar. Um idioma deixa de ser diferencial e passa a ser requisito, o “conhecimento em Excel” passa do nível tabela dinâmica para o nível “Macro” e nesse filtro, só quem realmente está disposto a chegar ao topo, passa para a próxima fase.
Desde janeiro até maio deste ano, fui estagiário numa relevante empresa química, sendo gerenciado inicialmente sob liderança liberal e posteriormente sob liderança autocrática. Aprendi muito e, como todos os estagiários, almejava a efetivação.
Em determinado momento, surgiu a oportunidade de atuar em Order to Cash, no novo centro de serviços que estaria localizado na Polônia, mais especificamente na cidade de Lodz.
Sem titubear, me candidatei à vaga e fui entrevistado pessoalmente ainda em São Paulo pela Head dos processos da Polônia. Foram momentos de nervosismo (seria minha segunda entrevista em Inglês, porém com uma estrangeira e para uma vaga no exterior), mas de muitas determinação e reafirmação de meus objetivos.
Fui aprovado em abril, e no final do mês seguinte, cheguei a Polônia.
Ao chegar, me deparei com diversos gargalos operacionais, work instructions elaboradas inadequadamente e nível de overdue em ascensão. Os problemas eram escalados insistentemente a gerência e diretoria local. Cenário altamente desafiador!
Eu sabia que algo deveria ser feito e precisava definir prioridades para poder usufruir a tão sonhada carreira internacional.
Trabalhei duramente na análise das possíveis razões que nos colocavam num cenário tão desfavorável e, após analisar, documentar e buscar soluções com base no conhecimento obtido até então, cheguei a insights úteis e valiosos.
Os issues foram ordenados com possíveis soluções e alguns cálculos ligados ao atual nível do overdue.
Após encaminhar minhas análises aos meus líderes, tive a aprovação e me foi oferecida a liberdade para agir em relação a esses desafios.
De estagiário, passei a "líder" de um projeto de melhoria que demonstrava ser urgente (e realmente era). Nesse momento, vi o quanto minha decisão de arriscar valeu a pena e como a minha vontade de fazer a diferença passou a ser decisiva nos processos de Order to Cash Brasil.
Estou na Polônia há quase seis meses e durante esse tempo, me desenvolvi de maneira que não esperava. Todo o conhecimento que busquei nos últimos anos foi aplicado junto a minha equipe para que pudéssemos ter sucesso e isso tem dado realmente certo.
Hoje, os gargalos estão próximos de ser eliminados, mantemos calls com Finanças Locais semanalmente e o contato com Credit Management é cada vez mais relevante para a dinâmica organizacional.
Além disso, o overdue está sendo reduzido, as work instructions estão disponíveis em Inglês e Português e seguem sendo aprimoradas, revisadas e até substituídas se necessário.
Para o meu caso, hoje enxergo alguns pontos cruciais que tem definido minha carreira internacional até o momento:
· Capacidade de enxergar oportunidades e tomar atitudes éticas para aproveitá-las;
· Busca constante por conhecimento e desenvolvimento da visão sistêmica;
· Adaptabilidade a nova cultura e liderança;
· Flexibilidade e aderência;
· Equilíbrio psicológico;
· Perfil técnico e comportamental;
· Coragem, determinação e ousadia;
· Trabalho, muito trabalho!
Livros clichês e fórmulas genéricas podem funcionar por algum tempo, mas o conhecimento com base teórica confiável, boas relações interpessoais e a capacidade de enxergar oportunidades através da adaptabilidade e flexibilidade é o que realmente define nossa trajetória, principalmente quando se fala de carreira internacional.
Projetos | Planejamento | Metodologia | Processos
5 aEsse texto fala exatamente o que tenho sentido e visto em minha ascensão profissional. Um ponto que pelo menos eu tenho visto, os brasileiros se destacam muito na carreira internacional, acredito que pelo fato de sermos um povo criativo, tenaz e acessível , se voce quer crescer e é isso quer para sua carreira, oportunidade tem. Obrigado pelo texto Douglas.
Executive Business Development, Business Director Oil & Gas, General Management
8 aParabéns pelo artigo e trajetória Douglas! Bom trabalho!