O desafio de tornar os parques motivo de orgulho no Brasil

O desafio de tornar os parques motivo de orgulho no Brasil

O @InstitutoSemeia acaba de lançar seu Relatório Anual 2023 . Nele buscamos registrar marcos importantes para a organização no ano que passou, assim como celebrar os números que temos acumulado ao longo dos 12 anos de fundação. O Semeia nasceu em 2011, fruto da crença que os parques podem se tornar fontes expressivas de bem-estar para a população e de riquezas ao país. O fortalecimento da agenda de conservação, como consequência do contato da população com a natureza, desde o princípio norteou nosso trabalho. Nesses 12 anos de caminhada, o Semeia apoiou diretamente 33 projetos de parcerias em parques, sempre promovendo diálogos com a sociedade. Acumulamos conhecimentos e experiências no apoio a tais iniciativas para potencializar o desenvolvimento socioeconômico sustentável de parques e unidades de conservação. Esses projetos por nós apoiados totalizam cerca de 5,7 mil quilômetros quadrados (equivalente a quatro vezes a área da cidade de São Paulo) e contrataram mais de R$1 bilhão de investimentos nesses parques. Em 2023, lançamos a cartilha Parques naturais e parcerias: perguntas e respostas para a sociedade - uma publicação elaborada para atender diretamente às demandas da população sobre informação e conhecimento a respeito das parcerias em unidades de conservação. Depois, produzimos o toolkit Diálogos com a sociedade: contribuições para fomentar a participação social em projetos de parcerias em parques, que oferece ferramentas a gestoras e gestores de parques e unidades de conservação para a construção e manutenção de canais de comunicação com a comunidade. Neste mesmo ano, as 156 unidades de conservação monitoradas pelo ICMBio somaram 23,7 milhões de visitas. O estudo Parques como vetores de desenvolvimento para o Brasil, que divulgamos em 2021, detalha o potencial para que a visitação nos parques nacionais, estaduais e municipais alcance 56 milhões de visitas ao ano, produzindo impacto econômico de R$44 bilhões no PIB e gerando 1 milhão de empregos. Seguiremos apoiando projetos de elevado potencial, ampliaremos nosso olhar para novos modelos e passaremos a monitorar o impacto que os parques estão gerando nas dimensões de bem-estar, riqueza e conservação. Dedicaremos mais energia em promover capacitações junto aos órgãos gestores que visam ampliar o conhecimento instalado de estruturação de projetos, de gestão e fiscalização de contratos, além do incentivo à visitação. Não descansaremos enquanto a população brasileira não se beneficiar do enorme potencial ambiental, social e econômico de seus parques e unidades de conservação.

Kluk Neto

Economista - Consultor e Gestor de Negócios, Programas e Projetos

6 m

Parabéns ao Instituto Semeia. Um trabalho ímpar para o desenvolvimento dos parques e do seu uso que, além de geração de riqueza, tem o poder incrível de promover bem estar, saúde e o despertar de uma consciência ambiental mais ampla de quem mergulha nas maravilhas da Natureza !!!!!

Espetacular! Parabéns ao Semeia.

Sustentabilidade na prática. Parabéns pelo projeto, Guilherme. Temos muito o que evoluir no aproveitamento do potencial de nossos parques e de suas externalidades positivas para a sociedade.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos