O desenvolvimento aplicacional como parte integrante de um processo de transformação digital das organizações

O desenvolvimento aplicacional como parte integrante de um processo de transformação digital das organizações

A Transformação Digital é um tema atual, que não pode ser negligenciado pelas organizações, independentemente da sua dimensão. A forma de operar no mercado, de organização do trabalho e de se relacionar com os clientes está a mudar radicalmente e as empresas têm de se adaptar a esta nova realidade.

Segundo o relatório The Economist Intelligence Unit, apenas 10% das empresas se considera totalmente digital, pelo que a grande maioria está ou irá estar num futuro próximo a iniciar processos de transformação digital, que se estão a tornar cada vez mais rápidos e a serem alvo de mais investimento.

A IDC Portugal prevê que nos próximos anos o investimento em tecnologia venha a aumentar na ordem dos 4,8%. As áreas de computação na nuvem, analítica de big data, redes sociais e a mobilidade, sustentados pela robótica, interfaces naturais, impressão 3D, Internet das Coisas, sistemas cognitivos e segurança de próxima geração representarão 52% da despesa em TIC em Portugal.

A integração deste tipo de tecnologia nas organizações permite operar as mudanças na forma como as empresas operam e criam valor para os seus clientes. As organizações passam a apoiar o seu modelo de negócio através de aplicações digitais que sustentam a inovação e, ao mesmo tempo, reduzem o tempo necessário para que serviços e/ou produtos cheguem ao mercado.

As aplicações digitais combinam tecnologias recentes que permitem obter dados de forma rápida e disseminá-los pela organização, utilizando esses dados para melhorar a experiência do consumidor.

O desenvolvimento de software é, então, um elemento central dos processos de transformação digital. Apesar de todas as vantagens que estas aplicações digitais trazem para as organizações, transitar de um modelo de negócio tradicional para um modelo sustentado por software, em muitos casos competindo com empresas nativas digitais, é um processo exigente.

É por isso expectável que os processos de transformação digital sejam iniciados lentamente por grande parte das organizações, e que muitas optem por fazer mudanças de forma faseada. Segundo um inquérito a IT managers promovido pelo site Tech Pro Research, as prioridades das empresas para os próximos tempos são: transferir os seus sistemas para a cloud, reduzir a utilização do papel convertendo processos para suporte digital e usar a análise de dados para avaliar riscos e fazer previsões de crescimento.

Pode continuar a ler este artigo no blog da Opensoft.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos