O Despertar da Percepção
Por Andréia Leonor, Psicóloga Cognitivo Comportamental, Coach e Educª Financeira
Independentemente de seu passado, pode ter a certeza de que mesmo as mais traumáticas experiências de infância não podem danificar nem destruir a sua Essência. Ela continua pura e imaculada, mesmo que tenha sido constrangida e obscurecida pelas estruturas da personalidade.
Precisamos cultivar a arte da percepção, aprender e estar alertas em todos os momentos da vida, sem julgar nem justificar. Precisamos aprender a “pegar-nos com a boca na botija”, ou seja, a perceber quando estamos agindo conforme ditames da personalidade, a ver como nos manifestamos mecanicamente, abrindo mão da opção a cada instante.
Quando conseguirmos notar o que estamos fazendo e aprender completamente e sem julgamentos nosso atual estado, os velhos padrões começarão a ruir.
A percepção é de importância vital para o trabalho de transformação porque os hábitos da personalidade são mais evidentes quando os vemos no momento em que se manifestam.
Analisar as atitudes passadas é útil, mas não tanto quanto observar-nos como somos no momento presente.
Certamente vale a pena entender por que, por exemplo, você teve uma discussão terrível com seu parceiro(a) ou ficou irritado(a) com um(a) colega, mesmo com um filho(a). Mas se você se “pegar com a boca na botija” enquanto está discutindo ou sentindo a irritação, pode acontecer uma coisa extraordinária. Nesse momento de conscientização, talvez possa perceber que na verdade não quer manter a atitude questionável à qual segundos antes estavam tão aferrados. Talvez consiga ver uma verdade mais profunda sobre aquela situação; que, aquilo que tanto queria provar era apenas uma tentativa de justificar-se ou, pior ainda, um pretexto para vingar-se de alguém.
A percepção pode não apenar mudar sua vida; ela pode salvá-la!
Surpreendentemente, o símbolo do Eneagrama representa ambos os aspectos da natureza humana, em sua unidade (círculo) e na forma como se divide (triângulo e héxade). Cada parte do Eneagrama revela verdades psicológicas e espirituais acerca de quem somos, aprofundando a compreensão de nossa difícil condição, ao tempo que sugere soluções para que a superemos.
Tipo 8 – O Desafiador
Tipo forte e dominador. As pessoas pertencentes a este tipo são seguras de si, firmes e assertivas. Protetoras, talentosas e decididas, podem ser também orgulhosas e dominadoras.
Por achar que precisam controlar o meio em que vivem, as pessoas do tipo oito mostram-se muitas vezes contenciosas e intimidadoras. Seu maior problema é a dificuldade de compartilhar a intimidade. Em seu aspecto mais positivo, quando se encontram na faixa saudável, as pessoas deste tipo são mestras do autodomínio, usam sua força para melhorar a vida dos outros, mostrando-se heroicas, magnânimas e, às vezes, deixando sua marca na História.
Entender até que ponto confiamos nossa vida aos mecanismos de nossa personalidade e o risco que corremos fazendo-o já é um grande progresso. Quando entendemos a natureza dos mecanismos da personalidade, passamos a ter uma opção quanto a identificar-nos com eles ou não. Se não temos consciência deles, logicamente não há possibilidade de optar. Porém, ao percebermos o quanto somos integrantes de todos os Tipos (1 a 9) temos a oportunidade não agir irrefletidamente, como um simples autômato do tipo.
Para você conhecer um pouco dos Tipos 1 a 7 já publicados, inicie sua leitura pelo artigo "O que impede a Sua Roda Girar", de forma que o artigo de hoje lhe faça mais sentido.
“Não temos de melhorar-nos; temos apenas de abandonar aquilo que nos bloqueia o coração”. Jack Kornfield
ALBILITAÇÃO é o caminho para Você Não Estacionar o seu Propósito em Local Proibido!!!
👉 www.albilitacao.com 👉 instagram: @albilitacao 👉 andreia_coach@hotmail.com
Te encontro no próximo artigo! Um grande abraço.