O Dia em que eu Nasci de novo e conheci o meu Maior Mentor
[...] ganhei a oportunidade de nascer de novo e ainda conhecer o meu maior mentor [...]
Há 15 anos atrás eu tomei a decisão mais importante da minha vida. Aos 19 anos, com 1 mês de carteira assinada, sem nenhuma experiência consistente e morando de favor no apartamento do meu irmão, acredite: eu decidi casar.
Certamente esta não era a decisão mais lógica para a época. Óbvio que todos a nossa volta achavam que estávamos malucos, porém, marcamos a data e casamos.
Analisando o passado, este foi sem dúvida um dos primeiros momentos empreendedores de maior significância da minha vida. E aqui estão os motivos:
- Empreendedor de verdade assume riscos, toma decisões difíceis e aposta em projetos sem saber ao certo o resultado final;
- Empreendedor pensa em causas, missões, propósitos; não somente em lucro;
- Empreendedor faz o que pode com os recursos que tem;
- Empreendedor é um ser apaixonado e teimoso;
- Empreendedor entende que a viagem importa mais que o destino final;
- Empreendedor falha, passa vergonha, sente raiva, pensa em desistir e no final, persiste enquanto todos recomendam o contrário.
Formar uma família ou construir um negócio é relativamente parecido e simples, mas não é fácil. No entanto, não há dúvidas de que vale a pena.
Infelizmente, muitos negócios fracassam por falta de planejamento, outros por falta de estratégia; porém, tem algo que contribui ainda mais com o insucesso destas empresas: A Mentalidade do Líder. Sem Visão e Liderança, não há Marketing que aguente.
Em nossas vidas pessoais o mesmo acontece: Sem uma mentalidade adequada, não importa quanto dinheiro os pais conseguem ganhar; uma família feliz não vira uma família feliz só juntando pessoas, dando boas escolas, pagando viagens para a Disney ou intercâmbios. Sem uma causa, sem os líderes… não existe sustentabilidade.
Resumindo: Seu funcionário não quer necessariamente mais dinheiro para fazer o que precisa ser feito e seu filho de 9 anos não precisa de um iPhone6.
Mudando a sua mentalidade, os resultados serão diferentes e isso é garantido, porém, existem 2 requisitos obrigatórios para atingir o sucesso:
- Ser Humilde: Admitir que você precisa de mentores, livros, cursos e pessoas para te ajudar a atingir novos níveis de performance (pessoal e profissionalmente);
- Assumir a Responsabilidade: “Quando tudo dá certo, o mérito é do time. Quando algo dá errado, a culpa é do líder”. E se você não consegue conviver com isso, então, você ainda não está pronto para ser um Líder. Volte para o primeiro requisito, seja humilde e vá estudar.
Sem Humildade e Responsabilidade, não há crescimento.
E não sei você, mas eu busco aprender isso todos os dias da minha vida. A última vez foi há 4 dias.
Dia 03/02/2016. Este foi o dia mais importante da minha vida até agora. De todos os projetos, empresas e clientes que já passei, certamente nada chegou nem perto do que aconteceu neste dia: o dia em que eu recebi a minha maior promoção de todos os tempos.
E Larguei Tudo!
Deixei de ser o Consultor de Planejamento Estratégico e Marketing, deixei de ser o fundador de uma Incubadora de Negócios. E me desculpe se isso parecer arrogância da minha parte, mas fiz isso porque agora estou em um outro nível…
A partir deste dia, eu virei o pai do Davi.
E nada mais importa…
Eu costumava cantar esta música (Nothing Else Matters – Metallica) para minha esposa quando éramos namorados. Quando tudo estava bem e quando não estava. Quando não tínhamos o apoio das pessoas que amávamos, quando passávamos dificuldades em silêncio, quando nos decepcionávamos…
Quando eu quebrei, ela estava lá. Quando eu ganhei, ela estava lá. Quando tudo parecia escuro e confuso, ela estava lá. Quando eu hesitei, ela estava lá. E nada mais importava.
Porém, desta vez minha esposa se superou. Ela trouxe para este mundo o nosso maior projeto de todos os tempos. O projeto Davi.
Eu simplesmente ganhei a oportunidade de nascer de novo e ainda conhecer o meu maior mentor ao mesmo tempo. E aquele que não vê em um filho tamanha oportunidade de exercer Humildade e Responsabilidade, não merece ter sucesso em qualquer coisa na vida.
Afinal, construir um negócio de sucesso é semelhante a ter um filho:
- É trabalhar todos os dias da semana sem reclamar;
- Tendo que muitas vezes pagar para trabalhar;
- Lidar com um cliente que muda o escopo do projeto a todo momento;
- Um cliente que grita, chora, reclama e faz você ter que se esforçar ao máximo para entender o que ele precisa.
E mesmo com tudo isso, você simplesmente ama fazer aquilo. Isso é empreender, isso é o que vale a pena.
Seja bem vindo Davi. E muito obrigado meu amor.
Fonte: http://www.comece.me/