O dia a dia empreendedor
No Brasil, o número de empreendedores não para de crescer e são os jovens que apontam como os que mais buscam empreender.
Isso faz com que muitas pessoas se questionem se podem ser empreendedores, tentando entender como é a rotina de quem faz sucesso com ideias inovadoras e um modo único de ver o mercado de trabalho.
Ao contrário do que muita gente imagina, empreendedor não é aquela pessoa que possui uma empresa aberta, mas sim quem tem atitude e a necessidade de transformar o modo como encaramos uma série de dificuldades e possibilidades.
As principais características de um empreendedor:
- Ter iniciativa:
Empreendedor é aquele que consegue enxergar a oportunidade em um novo negócio ou setor, e que coloca em prática aquilo em que acredita.
Afinal, nós sabemos que não é fácil investir tempo e dinheiro em algo que nunca foi feito ou que insistem em te dizer que não dará certo.
Empreender exige muita disposição e força de vontade.
Várias pessoas possuem ideias boas, mas falta atitude para iniciar o projeto.
- Autoconfiança e um bom planejamento:
Um empreendedor acredita em sua intuição e capacidade de transformação.
Por esse motivo, ele consegue planejar bem cada etapa da implementação e criação de sua ideia, assim como consegue transmitir para sua equipe a confiança necessária para trabalhar e alcançar o sucesso.
- Espírito de líder:
Liderança é algo que construímos e que o empreendedor tem de sobra, ao menos precisa ter. É um assunto muito importante, mas infelizmente pouco falado.
O empreendedor precisa conseguir gerir uma equipe, pensar no melhor para seus produtos ou serviços, encontrar as pessoas certas para o trabalho, além de saber como incentivar cada um com quem trabalha, ressaltando suas qualidades e aperfeiçoando o que pode.
Existem grandes diferenças entre um líder e um chefe.
- Persistência e resiliência:
Um bom empreendedor sabe que é preciso se manter firme em sua decisão.
O sucesso não chega do dia para a noite e é preciso reconhecer os erros, encontrar as falhas, melhorar os aspectos necessários e continuar na caminhada até o sucesso.
- Visão de negócio:
Nenhum empreendedor persegue algo inalcançável, eles sabem bem com o que estão lidando, conhecem o público, o mercado e seus concorrentes, e por isso são tão preparados para dar uma nova visão ao negócio.
- Pouco dinheiro:
Uma necessidade para empreender é saber que será preciso cautela com o dinheiro e se preparar para trabalhar com pouco, como também, retirar pouco dinheiro da empresa.
Normalmente, quem consegue manter uma empresa em seus primeiros anos soube trabalhar muito bem com pouco dinheiro, inclusive em sua vida pessoal.
Antes de fazer o próprio pagamento, o empreendedor precisa continuar com planos de crescimento para sua empresa e muito do dinheiro que entra precisa ser reinvestido.
Reservas são importantes, pois crises existem e o mercado oscila. Não se sabe o dia de amanhã, por isso planeje o financeiro e faça caixa para a empresa conseguir superar problemas externos em períodos difíceis.
- Organização:
Não há negócio que sobreviva a falta de organização, o próprio empreendedor tem que ser organizado para conseguir cumprir compromissos e passar a organização para toda sua empresa.
Não importa o tamanho da empresa e mesmo no começo já é preciso implantar uma cultura de organização para o dia a dia ficar mais fácil.
A organização vai desde a sua própria lista de tarefas diárias como planejamentos financeiros e estratégias para crescimento.
No dia a dia o empreendedor é testado, todas suas habilidades e características são postas à prova.
Mas leia novamente as características acima. Tudo isso é preciso ter na sua vida pessoal.
Mesmo empregado, um bom profissional irá desenvolver muitas características empreendedoras.
Então, abrir o próprio negócio vale a pena sim, e como sempre falo basta começar empreendendo sua própria vida e estará preparado para ter a tão sonhada empresa.
O próximo artigo irei falar sobre algumas verdades escondidas no empreendedorismo.
Minha posição não é falar que empreender não vale a pena. Quero apenas prepará-lo(a) para fatos cotidianos que a maioria dos blogs ou pessoas que falam sobre empreendedorismo não te dizem. Hoje vemos muito por aí as pessoas falando que empreender é um mundo cor de rosa mas sabemos que não é bem assim.
Então, até o próximo!! ;)
Links úteis:
- Autoconfiança: construa e desenvolva a sua
- Resiliência: sua melhor companheira
- A necessidade da persistência e o perigo da insistência
- 5 ferramentas para aumentar sua produtividade
- Podcast #06 – Treinando a autoconfiança
- Podcast #08 – Resiliência para empreender
- Podcast #07 – Um detalhe pode mudar sua vida
Analista de Pessoal | SPDM Afiliadas
8 aA crise nos impulsiona a empreender ... determinação e foco são fundamentais!!!
UX Designer na Minsait | Itaú Unibanco
8 aParabéns Mario. Excelente publicação!