O Dia Mundial e Nacional da Diabetes
O Dia Mundial e Nacional da Diabetes é comemorado em 14 de novembro
É uma data criada para ampliar o acesso a informações seguras e contribuir para a conscientização sobre a doença.
As empresas podem e devem contribuir para a divulgação de como prevenir e tratá-la ajudando assim, a sociedade ser mais saudável.
Diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina – hormônio produzido pelo pâncreas responsável pela manutenção do metabolismo da glicose.
Sua falta provoca déficit na metabolização da glicose.
Caracteriza-se por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente.
Há alguns tipos:
– Tipo 1: causado pela destruição das células produtoras de insulina, em decorrência de defeito do sistema imunológico em que os anticorpos atacam as células que produzem a insulina. Ocorre em cerca de 5 a 10% dos diabéticos.
– Tipo 2: resulta da resistência à insulina e de deficiência na sua secreção. Ocorre em cerca de 90% dos diabéticos.
– Diabetes Gestacional: é a diminuição da tolerância à glicose, diagnosticada pela primeira vez na gestação, podendo ou não persistir após o parto. Sua causa exata ainda não é conhecida.
– Outros tipos: são decorrentes de defeitos genéticos associados com outras doenças ou com o uso de medicamentos.
Recomendados pelo LinkedIn
Podem ser: defeitos genéticos da função da célula beta; defeitos genéticos na ação da insulina; doenças do pâncreas (pancreatite, neoplasia, hemocromatose, fibrose cística, etc.); induzidos por drogas ou produtos químicos (diuréticos, corticoides, betabloqueadores, contraceptivos, etc.).
O tratamento correto do diabetes significa manter uma vida saudável, evitando diversas complicações que surgem em consequência do mau controle da glicemia e a utilização, se necessário, de medicamentos prescritos pelos médicos.
Altas taxas de açúcar no sangue, por tempo prolongado, podem causar sérios danos à saúde como: cegueira, insuficiência renal, ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e amputação de membros inferiores.
Para prevenir; uma dieta saudável, atividade física e evitar o uso de tabaco podem prevenir ou retardar o diabetes tipo 2.
Além disso, a doença pode ser tratada e suas consequências evitadas ou retardadas com medicamentos, exames regulares e tratamento de complicações.
Você tem feito testes para saber se tem a doença? Se não, procure uma farmácia e faça um teste orientado por um farmacêutico. O importante é prevenir!
Sobre Autora:
Sou Silvia OSSO!
Palestrante, Mentora, Consultora Empresarial, Especialista em Varejo e Desenvolvimento de Pessoas.
Ótimo conselho