O dilema da gestão do tempo

O dilema da gestão do tempo

Gerenciamento do tempo está entre tópicos que vem aumentando a procura segundo o “Google Trends”. Se buscar por cursos sobre gestão do tempo, uma lista grande aparece. O que me trouxe algumas reflexões, que compartilho por aqui.

No dia a dia corrido, tecnologia que evolui rapidamente, um mundo BANI, uma pandemia... e a sensação intensa de tempo perdido, tempo corrido.

Logo lembrei da letra (atemporal) da Legião Urbana, ”tempo perdido”.

Se o tempo foi perdido ou se temos todo o tempo do mundo, eis o dilema, eis a polaridade.

Polaridade? Não se assuste, não vou falar de moléculas, não vou falar de química. Mas vou falar de extremos opostos, opostos polares.

Todos os dias quando acordo
Não tenho mais
O tempo que passou
Mas tenho muito tempo
Temos todo o tempo do mundo

Nossa vida é feita de polaridades, todo dia nos deparamos com elas. Os polos opostos estão sempre interligados entre si, como o branco e o preto, a noite e o dia, o seco e o molhado. Integrar polaridades é boa forma de ver as coisas, uma forma de viver na complexidade.

Integrar de Polaridades? Sim, isso mesmo! Você sabia que nem todo problema tem uma resposta só? Alguns conflitos não tem solução.

Os conflitos não são ruins. Precisamos reconhecer e integrar. Polaridade não se resolve, se integra. Para deixar mais claro, por exemplo, quando você se pergunta: Vida Pessoal ou Profissional? É uma polaridade! A solução não é um OU outro, é um E outro! É o equilíbrio, a integração dos dois.

A dualidade entre ter e não ter tempo. Entramos num ciclo de insatisfação, de OU é tempo perdido OU vou esperar todo o tempo do mundo.

Todos os dias
Antes de dormir
Lembro e esqueço
Como foi o dia
Sempre em frente
Não temos tempo a perder

Nossa vida esta complexa. Passamos pela noite com a sensação de não dormir. Passamos pelo dia e nem lembramos o que fizemos, e logo já vem o próximo dia.

Não controlamos o relógio! Mas temos o controle das nossas prioridades. Ao acordar estamos diante de novas possibilidades.

Nosso suor sagrado
É bem mais belo
Que esse sangue amargo

Nosso suor é dor ou de amor? Como está nosso trabalho? Está penoso? É uma saga árdua por dinheiro? Se acordamos com a visão de que trabalho é sofrimento, nosso tempo é sofrido, nosso tempo é perdido.

Veja o sol
Dessa manhã tão cinza
A tempestade que chega

Estamos gastando ou vivendo o nosso tempo? Nosso dia pode não ser só sol, vai ter problemas, mas vemos problemas sem esperança ou com otimismo? Nosso dia não tem sempre sol, mas ainda que encoberto, o sol está lá.

Temos nosso próprio tempo
Temos nosso próprio tempo
Temos nosso próprio tempo

Um curso ou um texto sobre gestão do tempo não resolve. Se você não está no controle da sua vida, regras e fórmulas sobre produtividade não servem se está perdido no tempo.

O tempo é seu, a responsabilidade é sua. Como vai sentir, acordar, trabalhar, enfrentar, lutar, resistir?

Assuma seu tempo. Não só sobreviva ao tempo, experimente o tempo. Viva o seu tempo, no seu tempo.

Aceite. O tempo que passou não volta, mas honre a experiência que trouxe para o seu presente. Projete o futuro, pois ele tá vindo.

O tempo não passa, não é perdido, ele é vivido.

(25) Tempo Perdido - YouTube

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos