O e-mail de Bezos
Quando eu digo que devemos nos inspirar em verdadeiros líderes, falo sobre atitudes como essa. Para quem não acompanhou, esse é o posicionamento de Jeff Bezos, CEO da Amazon, após a empresa ter apoiado o movimento do black lives matter em seu site.
Com a divulgação, a caixa de e-mail de Bezos se tornou alvo de inúmeras críticas negativas e agressivas. Os consumidores questionaram as convicções da marca e relativizaram o propósito do movimento black lives matter. Isso tudo me fez refletir sobre empatia e sobre a importância de entendermos as reais causas dos protestos e manifestações.
Não se trata de menosprezar alguma luta quando defendemos determinado movimento. Se trata apenas de entender que nem todas as pessoas possuem os mesmos privilégios e as mesmas oportunidades. Se trata de observar os traços de desigualdade que permeiam o cotidiano e saber que, sim, precisamos nos posicionar.
Quando Bezos coloca uma das marcas mais famosas do mundo para defender um movimento, ele dá um verdadeiro exemplo sobre o que é ser um líder. Como pessoa influente e voz da Amazon, sua obrigação é de aproveitar a abrangência que possui para promover a reflexão.
Nesta postagem, ele também deixou evidente outro fenômeno que tenho observado. Sempre que nos pronunciamos sobre algum assunto, somos rotulados em posições polarizadas. Há uma ausência de observação sobre o que realmente faz com que essas lutas existam.
No final de contas, é preciso sairmos da bolha que vivemos e olhar para diferentes realidades. Lembre-se: temos o dever de reconhecer nossos privilégios e darmos visibilidade para quem precisa!
Porém, enquanto isso, acompanho uma série de empreendedores ocupados demais para sequer responder e-mails, quem dirá para se posicionarem.