O Empreendedorismo Feminino como ferramenta de empoderamento econômico
Por meio de histórias inspiradoras e resiliência incomparável, as mulheres empreendedoras estão quebrando barreiras, superando desafios e transformando suas comunidades. O empreendedorismo feminino não é apenas sobre criar negócios lucrativos, mas também sobre capacitar as mulheres a tomar as rédeas de suas vidas, construir independência financeira e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico de suas famílias e comunidades.
Mulheres empreendedoras não apenas geram empregos ou fomentam a economia do país, mas também servem como inspiração para outras mulheres, demonstrando que é possível alcançar o sucesso nos negócios, mesmo sem ter nascido homem, branco e hétero. De acordo com a pesquisa Empreendedorismo Feminino 2022, realizada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a quantidade de mulheres donas de negócios no Brasil chegou a 10,3 milhões, um aumento de 30% de 2021 para 2022.
Recomendados pelo LinkedIn
Mas acredite quando digo que o caminho para o empreendedorismo feminino não é isento de desafios. Pelo contrário, muitas mulheres ainda enfrentam obstáculos imensos ao iniciar e gerenciar um negócio, incluindo acesso limitado a financiamento, falta de redes de suporte e estereótipos de gênero arraigados na sociedade. Apesar disso (ou devo dizer "por isso"), mulheres empreendedoras demonstram uma incrível resiliência e determinação que não se encontra em qualquer esquina. É preciso criatividade para superar as adversidades, e isso nós temos de sobra!
Ainda de acordo com o Sebrae, 49% das empreendedoras mulheres no Brasil são chefes de família. O que nos leva a crer, que além de histórias com finais felizes, o empreendedorismo feminino também vem impulsionando mudanças sistêmicas que beneficiam a sociedade como um todo. À medida que mais e mais mulheres adentram o mundo dos negócios, elas estão desafiando normas e instituições antiquadas, promovendo a igualdade de gênero e criando oportunidades para outras mulheres seguirem seus passos.
Ainda há muito a ser feito para apoiar e capacitar as mulheres empreendedoras, mas sinto que a cada dia damos um passo nessa direção.
Jornalista| Conselheira Consultiva certificada| Gestão de Imagem e Reputação| Prevenção e Gestão de Crise| Treinamentos e Workshops de Comunicação| Membra da Comunidade Conselheiras| Membra da AngelUS Equityech
6 mParabéns Ana pelo conteúdo rico em dados e inspirador para o mercado refletir sobre a importância do empreendedorismo feminino, seus impactos na economia e oportunidades para cada um contribuir para possibilitar intencionalmente que mais e mais mulheres possam impulsionar mudanças sistêmicas que beneficiam a sociedade de forma integral. Obrigada por compartilhar.
Editor-chefe no site de notícias 1 Papo Reto
6 mO real desenvolvimento econômico do Brasil só virá, de forma sustentável, quando o empreendedorismo feminino se transformar em uma política pública prioritária. Especialmente no caso das mulheres pretas e pardas.
Mãe de Livia e Lorena II Mentora e Coach de Carreira para Executivas I Coach de Carreira I Mentora de Carreira I Estratégia de Carreira I Transição de Carreira II Comitê FGVnianas na Liderança
6 m" o empreendedorismo feminino vem impulsionando mudanças sistêmicas que beneficiam a sociedade como um todo." Ana Luiza Prudente penso ser importante os grupos de apoio , como por exemplo hubs que concentram soluções e serviços para a criação ou o desenvolvimento de negócios .Ana, vejo muito você viabilizando isso. Obrigada . Forte abraço. Mirna bartilotti