O equilíbrio entre vida e pessoal e profissional existe?
Durante os meus atendimentos individuais tenho percebido um aumento crescente de ansiedade no trabalho em decorrência de problemas pessoais, desde a relação consigo mesma(o) até problemas familiares e de relacionamento.
E um dia desses uma pessoa me fez essa pergunta: o equilíbrio entre vida e pessoal e profissional existe?
Por isso decidi trazer essa reflexão para você também.
Eu cresci ouvindo que os problemas do trabalho precisamos deixar no trabalho e os de casa deixar em casa, mas até onde isso é possível?
Nós temos 12 áreas da vida e dessas 12, 03 delas geram um impacto muito grande na nossa performance pessoal e profissional que são as nossas relações (principalmente afetivas), a carreira propriamente dita, com todas as demandas internas e externas, cobranças críticas etc, e a área do nosso cuidado pessoal, que é o quanto priorizamos a nós mesmos (inclusive saúde do corpo e da mente).
E quando exigimos dos outros ou nos cobramos para que sejamos 100% capazes de separar essas áreas tão importantes, negligenciamos completamente várias questões emocionais que fazem parte desse processo e principalmente a frequência e intensidade que esses problemas acontecem.
Relacionamento e carreira mexem com o nosso senso de pertencimento, com o nosso lugar no mundo e para algumas pessoas, mexe ate com o seu sentido de valor pessoal, e qualquer ameaça nessas áreas, gera uma grande tensão e um estado de constante alerta, muito característicos da ansiedade por exemplo.
Com isso, temos dificuldade de concentração, insônia, falta de foco, impaciência, irritabilidade, aumento do estresse (cortisol) que afeta todo o funcionamento do nosso corpo ( a exposição contínua ao cortisol, pode desencadear depressão), dor muscular, enxaqueca e diversos outros sintomas que estão diretamente relacionado as nossas emoções.
E se torna muito difícil uma pessoa conseguir funcionar em plena performance com tamanha desregulação emocional.
Recomendados pelo LinkedIn
Recente vi essa pesquisa e ela me chamou atenção.
Pelo olhar da psicologia, todo comportamento comunica algo e se essa pessoa não tiver uma gestão emocional adequada, ela vai responder ao ambiente de formas inadequadas.
Por isso que a depender do problema que as pessoas estejam enfrentando, emocionalmente é inviável simplesmente "deixar em casa" ou "deixar no trabalho", tendo em vista que o corpo é o primeiro a apresentar sinais quando estamos em situações possivelmente ameaçadoras.
E para identificarmos isso, é necessário investir em desenvolver inteligencia emocional e gestão das emoções para a pessoa possa não só identificar o problema, mas pedir ajuda quando necessário e não apenas reagir de modo automático.
O conhecimento técnico fará milhares de pessoas serem contratadas, porém ele pode ser facilmente aprendido, o que não acontece com competências emocionais.
Para treinar os seus colaboradores e trazer mais saúde emocional para o seu time
Forte abraço e ate a próxima.