O erro fatal cometido por autônomos e profissionais liberais
Trabalhar por conta própria e ser o seu próprio chefe, já deixou de ser simplesmente um sonho para se tornar uma realidade cada vez mais constante no Brasil.
E para quem faz parte deste modelo de trabalho, precisa entender de uma vez por todas que a diferença entre o sucesso e o fracasso pode estar em pequenas decisões tomadas em relação à gestão do seu negócio.
Errar é algo completamente normal em qualquer ambiente de negócios, no entanto, para os autônomos e os profissionais liberais, os erros têm um peso maior: podem significar a diferença entre se manter saudáveis financeiramente ou terem de desistir do sonho de empreender para procurar um emprego.
O principal erro cometido, na maioria das vezes, é a maneira como o profissional não se porta como se fosse uma empresa. A consequência disto é a falta de planejamento, marketing, relacionamento, processos, entre outros. Ou seja, a falta de gestão de negócio.
A ausência de uma gestão de negócio adequada, faz com que o profissional cometa erros que serão cruciais para impedir o seu sucesso. Entre os erros mais graves, estão:
Falta de planejamento
Este é o principal erro (cometido, inclusive, por diversas empresas), onde inexistem objetivos claros de onde o profissional quer chegar e quais ações precisarão ser feitas para alcançar estes objetivos, bem como não é realizada nenhuma análise quanto ao negócio ou ao mercado em que atua, gerando desconhecimento sobre suas forças e fraquezas, bem como as ameaças e oportunidades de mercado.
Marketing fraco
O marketing está para o sucesso do negócio assim como a aparência está para a boa impressão pessoal.
Quantos profissionais liberais e autônomos você conhece que possui, pelo menos, o logotipo de seu negócio, cartão de visita bem elaborado, material impresso para prospecção, website e mídias sociais bem estruturadas?
Portanto, se você é um profissional liberal ou autônomo, lembre-se: Você é a sua empresa! Desta forma, você precisa se vender, antes mesmo de vender o seu serviço.
Te convido a fazer a seguinte reflexão: Com base em seu negócio e em todo o seu composto de marketing e imagem, você se compraria como profissional?