O esporte como agente transformador

O esporte como agente transformador

Os jogos Olímpicos vem aí. Sem dúvida novos exemplos de vida, de luta, resiliência teremos pela frente. Estamos prestes a aprender muito com estes guerreiros.

Este especificamente já abre com toda a batalha do Japão para ser sede de um Jogos Olímpicos. Ansioso para que comece, onde sem dúvida os japoneses nos darão um banho de cultura.

O esporte de alta performance é impressionante. Mas não somente o esporte de alta performance. O esporte, em qualquer que seja o nível, deveria ser parte da vida de todos.

Na minha vida por exemplo, sempre que tive dificuldades, o esporte estava lá para me resgatar. Ainda criança, com crises fortes de bronquite, entrei na natação e como um passe de mágica, um ano depois acabaram as crises.

Por mudanças familiares, muitas trocas de cidades, acabei me afastando da natação. De repente me vi na adolescência com amizades que poderiam mudar meu caminho para direções opostas das que eu e minha família realmente acreditávamos. Quem foi lá me resgatar. O esporte. Voltei a nadar, desta vez em alto rendimento.

Naturalmente os objetivos começaram a serem recompostos, a energia, foco direcionados corretamente.

Ao entrar na faculdade parei de treinar de forma intensa, mas o grupo mais próximo da faculdade era composto por colegas, e hoje grandes amigos, que tinham o mesmo mindset do esporte, que norteava grande parte dos nossos momentos de lazer.

Ao longo da vida adulta passei por algumas dificuldades que me levaram a crises de depressão. E quem estava lá para me resgatar, o esporte novamente. Conheci o tênis e as maravilhas que este complexo esporte nos ensina.

O esporte também passou a ser uma das prioridades da família. Meus filhos ingressaram. Testaram vários, até também se encantar com o tênis, onde hoje, embora ainda com 14 e 11 anos, já praticam tênis juvenil competitivo. O esporte também resolveu a bronquite do meu filho. Sem contar que ser pai de atletas é uma emoção a parte, aprendizado constante.

Nesta pandemia, lá estava ele de novo para manter a família saudável, com imunidade alta. Liderados pela disciplina da esposa, todos passamos a incluir corrida, musculação para cuidar da nossa saúde, além claro de todas as medidas preventivas para ficar longe do vírus. É por isto que eu sempre digo:

“…When I find myself in times of trouble Mother Mary comes to me…” 

e sempre me coloca no caminho do esporte.

Hi Marcelo, It's very interesting! I will be happy to connect.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos