O exercício da clareza

O exercício da clareza

É curioso pensar que há alguns meses, depois de tomar uma decisão importante relacionada à minha vida profissional, fui tomada pelo sentimento do medo. Depois de alguns bons anos trabalhando em uma multinacional, decidi partir para novas experiências. O próximo passo que eu tinha planejado não seria tão fácil, apesar de parecer, mas para uma pessoa extremamente ansiosa, ficar em casa por 4 meses e poucos dias pode ser bem perturbador. Principalmente quando você estava acostumada a uma rotina corrida de acordar bem cedo e passar o dia em reuniões ou analisando números e planilhas. Por um período (mesmo que curto) eu me afundei no medo.

Ultimamente eu tenho me aprofundado nos conhecimentos budistas, estou pesquisando e lendo muito. Nessa busca de conhecimento em algum momento eu achei que o budismo poderia me ajudar a acalmar a minha mente e me ajudar a passar por esse momento. E é engraçado como as coisas se encaixam. Há alguns dias eu li uma pequena história budista que diz o seguinte:

“O Buda conta a história de um homem que foi pro seu quarto dormir. O luar entrava pela janela e ele, da cama, viu uma cobra. Passou a noite inteira em claro, quietinho, com muito medo por causa da cobra, medo que a cobra viesse até ele. Quando acordou, viu que a cobra era apenas a sombra de um galho.”

Em resumo a história diz que nós geralmente temos medo do que nós não vemos com clareza.

Acho que, com toda a pressão que eu e pessoas próximas acabamos impondo em relação à situação, eu não estava enxergando com clareza que esse passo faz parte de todo um planejamento pensado e repensado durante meses e que vai me guiar até o meu objetivo. Então, porque o medo? O medo faz parte de nós, mas devemos aprender a não conviver com o que é assustador, porque só é assustador o que nós não vemos com clareza.

Eu me sinto muito tranquila para seguir os próximos passos do meu planejamento. Hoje eu foco em me preparar psicologicamente, em acalmar minha mente e focar minhas energias no meu objetivo. Lembre-se: o que você exercita tende sempre a ficar mais forte. Exercite a sua mente, a clareza, a calma e tenha foco.

Nos meus textos eu quero contar sobre as minhas experiências (de forma resumida), mas sempre trazer algum aprendizado para quem pode estar passando por algo parecido. No próximo eu quero falar sobre o controle da ansiedade e vou contar um pouco mais sobre o que vai acontecer daqui pra frente!

Gratidão!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos