O filme Pegando Fogo e dicas para (jovens) líderes em desenvolvimento

O filme Pegando Fogo e dicas para (jovens) líderes em desenvolvimento

Napoleon Hill, ainda jovem, teve a oportunidade de conhecer Andrew Carnegie, um dos maiores milionários que já existiu.

Na ocasião, Carnegie enxergou potencial em Hill e sugeriu-lhe, através de uma pergunta, se ele estaria disposto a realizar uma pesquisa, com os homens mais bem-sucedidos à época, a fim de levantar características comuns, que, de acordo com o feeling de Carnegie, os levaram ao sucesso.

Hill não demorou a aceitar tal empreitada, o que o levou a executar um dos maiores projetos de sua vida se não, o maior de todos eles.

O encontro desses dois homens brilhantes nos deixou um belíssimo e importante legado, o livro de Hill intitulado O Manuscrito Original: As Leis do Triunfo e do Sucesso, publicado a primeira vez em 1928 e que, até hoje é atualíssimo.

Considero-o, no meu ponto de vista, que é apenas o de uma leitora contumaz e apaixonada por este assunto, que o Manuscrito Original é um verdadeiro vade mecum dos Líderes de sucesso da atualidade.

Suas 16 regras para o sucesso continuam sendo uma bússola para muitos gestores e o é para mim, que, apesar de já possuir mais de 35 anos de carreira, continuo errando, acertando, aprendendo e estudando, dia após dia, pois entendo que sei tão pouco ainda! E como é grande meu anseio por adquirir mais conhecimento e, desta maneira, melhorar continuamente.

E, por todos esses motivos, e principalmente por possuir dentro de mim uma imensa vontade de transformar as vidas daqueles que comigo trabalham é que, todos os meses separo algumas horas dos nossos expedientes para, de uma forma lúdica, neste ponto especificamente, compartilhar conhecimentos e experiências de vida por meio de algum filme.

Meu pessoal denominou esse momento de Sessão Pipoca, pois o jovem gosta de se divertir sempre que houver uma oportunidade para tanto, contudo eu sempre os conduzo ao aprendizado com filmes interessantes e ao mesmo tempo cheios de lições de vida, trabalho em equipe e liderança.

A bola da vez, neste mês é o filme Pegando Fogo, que suscita elogios e críticas quanto ao comportamento do líder, mas que possui uma boa dinâmica, a meu ver, posto que não sou e nem pretendo ser uma crítica de cinema, e que mostra, através de um ambiente de trabalho tão diferente do nosso, do mundo de consultores de empresas, sempre focados em números, planilhas, indicadores e relatórios e mais relatórios, como é a vida dentro de um tipo de empresa cujo grande objetivo é entregar excelência para o cliente.

A pressão pela busca incessante desta excelência vem permeada de relações interpessoais intensas, em muitos momentos com opiniões divergentes, que se chocam umas com as outras, com forte apelo à questão de hierarquia e disciplina, e sempre impulsionados pelas conquistas de mercado dos seus concorrentes e a evolução tecnológica, familiar aos jovens, mas que geram desconfiança nos mais velhos, levando-os a relutar em implementar mudanças em seus processos produtivos.

Tudo isso dentro da cozinha de um restaurante de alto padrão!!! Sem sombras de dúvidas, um ambiente de trabalho no qual pega fogo!!!


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos