O fim da métrica da vaidade
Sim meus caros. Os testes feitos pelo Instagram no Canadá foram expandidos para o Brasil, e a sua conta provavelmente já não mostra aos seus seguidores quantos likes você tem em cada postagem. O aplicativo removerá o número total de curtidas em fotos e visualizações de vídeos no feed, e apenas o dono de cada conta poderá visualizar o número total de engajamento de suas publicações. É o fim da métrica da vaidade.
Segundo a rede social há uma competição por likes que não deveria existir e a mudança foi baseada na preocupação crescente das curtidas estarem ligadas negativamente à saúde mental dos usuários! Alguém avisa, ou eu aviso que já é tarde demais (pra alguns)? A idéia é que os usuários se concentrem em melhores fotos e conteúdos para que o engajamento seja por interesse e não compulsório. Inclusive dizem que os stories foram criados para que os usuários “escapassem do estress pelo número de curtidas.”(ENFIM).
Mas e a autoestima? Como ficará nesse novo formato? Os usuários que se acostumaram com a vaidade digital em enaltecer o seu ego pelas X000 curtidas, terão que se gabar de outra forma, e começar a se preocupar um pouco mais com outras coisas! Ou logo mais teremos posts dos prints de quantos likes uma determinada foto teve? Esse seria o fim, do fim, do fim! Mas não impossível de se acontecer, garanto.
O que queremos ver realmente é se a experiência do usuário na plataforma vai ser alterada, se as reais métricas enfim serão levadas a sério, e se a qualidade dos posts vai aumentar e consequentemente a interação através de um bom conteúdo. Vamos aguardar! E o que você achou dessa mudança?