O fim do RH está decretado
Sim, está decretado o fim de uma era ...
E o início de outra, melhor e mais próspera!
A Perfix iniciou em 2019 o movimento pela mudança de mindset junto às organizações públicas e privadas, de forma a transformar a abordagem e o foco das políticas para aplicação e desenvolvimento de pessoas.
Todas as áreas de conhecimento e gestão dão saltos qualitativos em seus modelos de trabalho, e já era hora da área de recursos humanos também evoluir e aplicar uma nova modelagem de gestão.
Nós acreditamos que a denominação conceitual de um trabalho já demonstra muito da mentalidade e modelagem que serão aplicados, e a terminologia “Recursos Humanos” denota ainda uma visão típica da revolução industrial, no qual as grandes corporações buscavam formas de gerir seus ativos de maneira mais eficiente, para maximizar seus resultados (lucros).
Esta abordagem denota a sobreposição da instituição (CNPJ) sobre o indivíduo, tornando-o um ativo gerenciável, ou seja, um “recurso” sobre o qual se detém propriedade e que se torna descartável a qualquer momento.
Estamos vivendo uma nova era humanista, no qual a tecnologia cada vez mais assume trabalhos antes executáveis somente por “mãos humanas”, gerando substituição ou sobreposição de papéis, e isto nos chama a resgatar nossa verdadeira humanidade.
Neste cenário precisamos romper com as paredes dos escritórios, logomarcas das fachadas, e enxergar o que está dentro das organizações ... isso mesmo ... pessoas!
No fundo é isso, não “existe B2B”, são sempre pessoas!
E nesta reconstrução conceitual nós declaramos o fim da “Área de Recursos Humanos”, até este momento focada em “gerenciar um recurso disponível”, e que agora se debruça para organizar o macro processo onde os agrupamentos humanos auto organizados convidam as pessoas a viverem seu propósito de vida e se unirem em um propósito maior e coletivo, aumentando o engajamento e estimulando a felicidade. As pessoas deixam de ser utilizadas e/ou vistas como um recurso e passam a ser respeitas e valorizadas na sua essência humana.
Pessoas não são recursos ... pessoas são “a própria organização”, e os recursos é que estão a sua disposição ... e isto muda totalmente nossa forma de trabalhar ... pois quando a área de engajamento ou felicidade cumpre sua missão, ela melhora a própria organização como um todo.
Bem-vindos a era da “Área de Engajamento”, ou ainda, “Diretoria de Felicidade Corporativa”!!!
Texto escrito por: Ivan Jacomassi; Joseane Freitas - Perfix Consultoria
Bacharel em Direito
4 aExcelente artigo e grande abertura de construções !!
Diretor na Forty One
4 aExcelente análise! Os empresários mais atentos compreenderão essa nova dimensão do trabalho em equipe e sairão na frente.
Farmacêutica especialista em farmacologia clínica e gestão em saúde, educadora em saúde e transdisciplinaridade.
5 aMuito bom, que a Perfix abra as portas para essa nova era, tão necessária!!!
Marketing | Innovation | Strategy | Creativity | Lego®️ Serious Play®️| TEDx Organizer
5 aExcelentes reflexões, Joseane Freitas e Ivan Jacomassi! Parabéns pelo artigo!
Investor Relations | Catalisadora de Crescimento Inovador I Conselheira I Palestrante
5 aMuito bom o artigo!