O flow da ignorância invencível

O flow da ignorância invencível

Você sente culpa quando erra por ignorar que algo é errado? Se você respondeu "não", pertence a maioria da população. Mas por que isso acontece? A raiz do problema está na "ignorância invencível", conceito incorporado ao pensamento católico há 19 séculos.

Segundo o catolicismo, quem morresse sem se converter ao cristianismo estava condenado ao Inferno. Porém, isso criava uma questão: se uma pessoa vivesse de forma justa, honesta e correta, mas morresse sem ter a oportunidade de conhecer o cristianismo, por que deveria ser condenada?

Foi para responder essa questão que Tomás de Aquino criou o conceito de "ignorância invencível". Também conhecida como o "oitavo sacramento". Segundo essa teoria, ninguém poderia ser condenado por ser ignorante. Detalhe: ser ignorante sem ter meios de acessar o conhecimento. Isso o tornaria automaticamente isento da responsabilidade por seus atos.

Imunidade automática por tudo de errado que faço e não sei? É fácil entender porque a ideia é um sucesso até hoje! Embora hoje seja difícil alegar não ter acesso ao conhecimento com a internet. Voltando ao ponto: a pessoa emite "opiniões" racistas, supremacistas, xenofóbicas, homofóbicas, etc. Quando é confrontada, age de três formas:

1- Assume o papel de vítima: alega que os acusadores são contra a "liberdade de expressão";

2 - Chama os acusadores de burros: diz que sua fala foi "mal interpretada" ou "tirada de contexto";

3 - Alega "ignorância invencível": quando as alternativas anteriores falham e a realidade bate na sua cara (perdendo o emprego, patrocinadores ou sendo presa), a pessoa pede para que suas vítimas a "perdoem" e "ensinem". Parece até encenação dessas pseudociências estilo "constelação familiar". Detalhe: a "constelação familiar" foi criada por um nazista. Mas isso é só coincidência. Ou não.

A ascensão de ignorantes ao poder no mundo e no Brasil deu coragem aos ignorantes. Eles se sentiram representados. Encontraram na impunidade dessas figuras de poder a certeza de viverem impunes por seus crimes de ódio. Isso criou uma rede de influenciadores ignorantes que ganharam notoriedade e dinheiro dando voz a uma massa de ignorantes influenciáveis. Nada estimula mais o crime do que a impunidade. Guarde essa frase.

Toda vez que vemos ignorantes perdendo o emprego, patrocinadores e seguidores por professarem crimes de ódio, o conceito de "ignorância invencível" perde terreno. Isso faz os ignorantes perceberem que podem ser punidos. O efeito é educativo. O ignorante só muda quando percebe que o flow da vida é outro.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Felipe Agne

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos