O frescor dos cursos livres na carreira profissional e crescimento pessoal
Os investimentos no currículo como forma permanente de qualificação na carreira impulsionam a empregabilidade, promoções e reconhecimento no mercado. Podemos considerar que a permanência no mercado ou o sucesso profissional dependerá de estarmos em constante aprendizado.
Jacques Delors resumiu muito bem o que é o lifelong learning, que pode ser traduzido como aprendizagem ao longo da vida ou educação continuada. O conceito parte do princípio de que o modelo tradicional de educação perpetuado ao longo do século 20, que se limita aos sistemas escolares formais, do ensino básico à pós-graduação, já não é suficiente para preparar as pessoas, mantê-las atualizadas, competitivas e produtivas.
Ser um lifelong ou um aprendiz ao longo da vida significa a manutenção continua de hábitos que promovem seu conhecimento. Algumas características desse perfil: fazem leitura diária, cursos de qualificação, não querem ficar na zona de conforto, atitude constante por melhoria, crença que nunca é tarde para começar algo novo, abertos à mudança, sede por oportunidades, cuidam da mente e corpo, ávidos por desafios, etc.
Os cursos livres são uma forma de praticar lifelong, por serem ferramentas rápidas e pontuais de atualização profissional constante. Em média, variam de 30 a 40 horas e podem ser realizados de forma presencial ou online. Esses cursos podem ser pagos ou gratuitos, são oferecidos por empresas de capacitação ou instituições de ensino e, normalmente não exigem uma formação específica dos alunos. A certificação ocorre após o término do curso. Recentemente, uma pesquisa conduzida pelo CONECTAí Express (uma iniciativa do IBOPE), mostrou que os cursos livres lideram a preferência dentre os cursos online: do total de entrevistados que já fizeram algum curso online, 56% fizeram cursos livres.
As vantagens desses cursos:
- Crescimento pessoal e profissional
O investimento em aprendizado continuado ao longo da vida promove crescimento pessoal à medida que exercita sua mente e gerencia o seu projeto de vida. No âmbito profissional, os cursos promovem aquele “frescor” à carreira pelas experiências vivenciadas, validação e renovação de conteúdos e networking.
- Curta duração
Um dos atrativos desses cursos é o tempo de duração dos mesmos. Permitem a flexibilidade necessária e garantem atualizações profissionais que beneficiam os profissionais e organizações.
- Necessidade pontual
Esses cursos de qualificação são pontuais e cirúrgicos. Tem como objetivo o atendimento especifico do profissional ou da organização em determinada demanda.
- Aprendizagem contínua (lifelong)
As organizações estão em busca constante de profissionais preparados e dispostos a novos desafios, mudanças e contínuo desenvolvimento. Desse modo, o investimento em qualificação continuada e pessoal dos colaboradores é cada vez mais exigida como forma da empresa se manter competitiva no mercado.
Aquela ideia de que a educação se encerra com a formatura na graduação, com a certificação na pós-graduação não cabe mais na lógica atual de mercado. Uma das formas de se manter atualizado é fazendo cursos livres, que nos ajudam em nossos momentos de vida e carreira: iniciando a carreira, em consolidação da carreira e quando a mesma já está consolidada para continuar crescendo profissionalmente.
Técnico de Segurança do Trabalho
4 aExcelente matéria! Eu constantemente estou fazendo cursos livres, sempre renovam nossos conhecimentos, aprimoram.
Prof. Dr. @ ULBRA | Ensino Médico Ortopedia
4 aMuito bom!!
Consultor sênior na Pessoas & Resultados
4 aMuito bom, parabéns Dalva