O futuro é agora: como a IA generativa potencializa resultados?
O avanço da Inteligência Artificial (IA) tem transformado o cenário empresarial. Pesquisas com profissionais do mundo todo, como a realizada pela plataforma Slack, comprovam que quem usa IA tende a produzir mais e melhor.
Neste artigo, baseado em um curso do Dr. G. Christopher Crawford que participei na Universidade de Tampa, focarei na IA generativa.
Ao longo do conteúdo, quero convidar você a discutir as mudanças que já aconteceram, além de conhecer ótimas IAs para usar no dia a dia. Continue a leitura!
Como a IA generativa muda o mercado?
Provavelmente você já usou, ou pelo menos ouviu falar, de uma IA generativa. Mas se ainda não está habituado com esse conceito, segue uma breve explicação.
IA generativa é toda Inteligência Artificial capaz de aprender até temas complexos por meio de treinamentos, e criar conteúdos a partir disso. Quer um exemplo clássico? O ChatGPT.
Quanto mais você interage com essa IA, explicando em linguagem humana sobre um assunto, melhores serão os resultados gerados por seu sistema.
Segundo o Dr. G. Christopher Crawford, o uso da IA generativa torna empresas e indivíduos mais competitivos. Ele é um renomado professor assistente de Empreendedorismo na Sykes College of Business da Universidade de Tampa, e tem vasta experiência em Inteligência Artificial aplicada profissionalmente.
Ao longo de sua carreira, o Dr. G. Christopher Crawford ainda atuou como gerente e diretor de Marketing em companhias norte-americanas, contribuindo para aumentos expressivos em receitas e vendas de produtos.
Durante o curso, ele destacou a importância de experimentar a IA em diferentes cenários práticos, seja para desenvolver ideias inovadoras, criar protótipos rápidos ou realizar análises complexas de dados. Sim, a tecnologia está no mercado para trazer muito mais do que automatizações de processos simples.
Quando combinada com equipes criativas e bem treinadas, a IA ainda se torna uma grande aliada no aumento da produtividade, liberando mais tempo para trabalhos que dependam exclusivamente de seres humanos.
Para concluir, deixo um alerta. Mesmo com o avanço da IA, é necessário que os usuários complementem os resultados gerados, adicionando seus conhecimentos e contextos específicos para realmente agregar valor e evitar erros.
Além disso, todo profissional deve seguir as orientações de sua empresa quanto ao uso dessas ferramentas, em especial às que se referem ao vazamento de informações.
Recomendados pelo LinkedIn
Exemplos de IAs para o dia a dia
Veja abaixo exemplos de IAs generativas para criar textos, analisar dados, automatizar processos e desenvolver produtos:
- Jasper: concorrente de ChatGPT e Gemini, essa IA produz textos que variam desde e-mails promocionais até artigos de blog. No entanto, seus desenvolvedores destacam que a ferramenta tem maior capacidade de personalizar o tom de voz das marcas;
- MonkeyLearn: a IA em questão analisa feedbacks de clientes em textos, sem necessidade de codificação. Com isso, oferece uma solução prática a empresas que desejam obter insights sobre seus produtos e serviços;
- Durable AI: agora a sugestão é para quem precisa criar um site rapidamente, mas não tem conhecimento de códigos. A Durable AI promete cumprir a tarefa em apenas 30 segundos, além de agregar funcionalidades de Marketing e SEO;
- Adobe Sensei: Parte do extenso portfólio da Adobe, o Sensei usa Inteligência Artificial para ajudar no design e prototipagem de produtos, poupando longas horas de reuniões.
O uso da IA na Unidas
Na Unidas, as equipes de Marketing já aproveitam todo o potencial da IA para otimizar campanhas de tráfego pago, gerar criativos, produzir vídeos e áudios, revisar conteúdos, entre outras atividades que maximizam suas capacidades de entrega.
Essa integração dinamiza nossos testes e rotinas, automatiza processos repetitivos e nos torna mais ágeis, sem perder o foco no trabalho estratégico e criativo.
O mercado de locação automotiva está em constante evolução, por isso precisamos nos atualizar sempre. Afinal, é assim que conseguimos entregar a melhor experiência aos nossos clientes e fornecedores!
E sua empresa, como tem lidado com a evolução da IA? Compartilhe sua experiência nos comentários!
👏 👏 👏 👏
👏 👏 👏 👏