O Futuro é imprevisível!

O Futuro é imprevisível!

O início de 2020 apontava um cenário promissor. A previsão de faturamento para o mercado de e-commerce brasileiro anterior ao Covid-19 era movimentar R$ 106 bilhões neste ano de 2020, segundo estimativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), representando um crescimento de 18% em relação ao ano anterior.

Os marketplaces, as microempresas e as compras através de smartphones seriam os principais fatores que contribuiriam para este resultado, de acordo com a ABComm. O tíquete médio seguiria na faixa de R$ 310 estimando uma movimentação de 342 milhões de pedidos, feitos por aproximadamente 68 milhões de consumidores.

Com o Covid-19 a trajetória econômica e social deu uma reviravolta, primeiro começaram os picos, as incertezas, fechamento de fronteiras, e a temida reclusão social, que já estamos vivenciando desde o dia 17/03 no Brasil, e no caso de São Paulo, ainda em estudo a reabertura da economia do estado em quatro fases, chamada de "novo normal".

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem


Observar o que se passou em outros países, quais estratégias adotaram, e quais foram bem sucedidas nos ajuda a olhar para o futuro. Por isso precisamos acompanhar o que está acontecendo, avaliar os impactos para se preparar e minimizar os riscos para nosso negócio.

E enquanto isso? O que podemos fazer? Sem dúvida nenhuma que novos hábitos estão surgindo e alguns permanecerão como:

  • Trabalho Remoto (Homeoffice)
  • Fazer Exercícios sem sair de casa (E-Health)
  • Aumento da procura por Cursos Online (E-learning)

Devemos então sair da Zona de Conforto e ir ao "Ataque", para estarmos preparados para esta "nova fase".

Um empreendedor consegue colocar em prática ideias, usando sua criatividade. Muitas vezes significa voltar ao básico, pois viveremos um futuro sem referências. Avaliar o mundo de longe, para conseguir ver o todo, como se fosse um astronauta na Lua, vendo a Terra.

Já parou para pensar quantas pessoas que transformam crises em oportunidades e acabam influenciando as pessoas ao seu redor? Com certeza avaliaram como viver, e não apenas sobreviver.

Somos brasileiros, já nascemos com aquela frase " Não desistimos nunca".

"Empreendedorismo é a capacidade que uma pessoa tem de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade. Pode ser um negócio, um projeto ou mesmo um movimento que gere mudanças reais e impacto no cotidiano das pessoas"
Fonte: Blog Sebrae


Como dica, faça essas quatro perguntas para si mesmo:

  • Qual segmento quero atuar? Como ele está se comportando?
  • Qual será o seu diferencial?
  • Escalabilidade: consigo atender pequena e larga escala?
  • Ouça especialistas - Webinars, Podcasts, Cursos, Mentoria
É verdade que não vamos começar a flutuar meramente porque acreditamos que podemos voar. Mas, se não acreditarmos nessa possibilidade, jamais teremos a chance de sair do chão. E, como a ciência tem mostrado, quando acreditamos que podemos fazer mais e realizar mais (e quando os outros acreditam no nosso potencial), muitas vezes este é precisamente o motivo que nos faz alcançar mais. 

Fonte: Trecho Livro O jeito Harvard de Ser Feliz - Shawn Achor

Já ouviu falar sobre o método Effectuation criado por Saras Sarasvathy, professora da Darden School of Business?

Da tradução para o português podemos falar Efetuação, segundo dicionário significa : o Ato de efetuar(-se); execução, realização.

O que seria? Imagina que temos como princípio que para ser uma trajetória de sucesso, precisa de uma ideia brilhante, ter mercado ou seja, definir o público alvo, criar um plano de negócios incrível, com estratégias para atender o público definido e fazer uma previsão de vendas para, depois, calcular a taxa de retorno do investimento (ROI) para saber se é viável ou não.. Porém, se a previsão utilizada para o futuro estiver errada ou algo mudar no meio do caminho, e um dos passos fracassar, os outros também desaparecem.

Por isso, com o método Effectuation, Sarasvathy, nos convida a avaliar e controlar um futuro imprevisível. Como? Ao se cocriar o futuro ao invés de tentar prevê-lo, explica ela.

Propõe uma combinação de “aprenda fazendo” com base em “tentativas e erros”, utilizando cinco pilares:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Sarasvathy utiliza uma estrutura básica: é preciso usar o que está sob seu controle (quem é você, o que você sabe, quem você conhece, que recursos tem) para criar ideias factíveis em parceria com quem se interessar.

Em seguida, as ideias são colocadas em prática investindo somente aquilo que o empreendedor pode perder, o que torna um potencial fracasso mais palpável. São as chamadas perdas acessíveis

No modelo effectuation se inicia exigindo muita criatividade, imaginação, espontaneidade e tomada de risco, não começa com o objetivo já estabelecido.

Por exemplo: Você gosta de cozinhar? Imagine que você deseja empreender abrindo um pequeno restaurante. No processo causal a linha de raciocínio é: foco no planejamento, utiliza referências de pesquisas, o processo de decisão projeta as análises de cenários futuros, característica empreendedor analítico (análise sistêmica) e a ferramenta é o plano de negócio,

Já no processo effectuation você inicia pelo cliente, na entrega e guiando-se por feedbacks, ou seja, poderia começar levando algum prato de sua comida para os colegas de trabalho ou amigos e caso eles gostem e solicitem mais vezes, você leva outros pratos, começa a fazer sob encomenda até conseguir ganhar o suficiente para alugar um espaço. No entanto, pode ser que essas mesmas vendas não cubram os custos do restaurante e ciente disso, você muda de ideia. Ou seja, neste processo, o caminho foi encurtado e desperdícios de tempo e de dinheiro evitados. Guia-se pela criatividade e analisa os recursos disponíveis para avaliar os próximos passos. Utilizando modelagem de negócios, hipóteses que são testadas e validadas continuamente.

Enquanto a maneira convencional de empreender se preocupa com os resultados externos do trabalho, o Effectuation foca no agora pois o futuro é imprevisível. O Empreendedor precisa estar no negócio.

Mas como saber qual método adotar? Com certeza uma combinação de ambos pode auxiliar no direcionamento e diferencial necessário para que a sua startup reduza as chances de insucesso.

Saiba mais sobre o método Effectuation assistindo a sua entevista ao TED Talks, aqui.

Olga Duarte

Gerenciamento de projetos e Arquitetura comercial - Varejo

4 a

Isso mesmo Camila, precisamos voltar ao inicio, estar com as antenas ligadas para todas as necessidades que estão surgindo e ainda vão surgir ou se consolidar no "novo normal" que se aproxima.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Camila Prates Saddi, PMP

  • Por que Esquecer para Lembrar?

    Por que Esquecer para Lembrar?

    Já fazia algum tempo que pensava em escrever um artigo, escrever mais para compartilhar conhecimento, mas foi preciso o…

  • Mudança de Carreira

    Mudança de Carreira

    Qual o melhor momento para tomar essa decisão? O que vem na sua cabeça quando ouve essa frase? Muitos hoje utilizam a…

    2 comentários

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos