O futuro da Internet ou a Internet do Futuro?
Mary Meeker já é conhecida de muita gente, mas se você não conhece essa mulher vou falar rapidamente dela.
Mary - vou chamar ela pelo primeiro nome porque somos amigos e tals, sabe como é né? SQN - é uma investidora e sócia da Kleiner Perkins Caufield & Byers, que desde 1995 vem montando um documento que fala sobre tendências, histórico e momentos da internet ao redor do mundo.
Todo ano ela faz uma apresentação gigantesca sobre tudo que ela reuniu no estudo.
São 333 slides que você pode ver e fazer download por esse link.
Eu já venho acompanhando essa report dela a uns 4 anos, até porque acho super válido a gente ficar antenado no que está acontecendo no mundo, principalmente na internet.
Resolvi trazer uns pontos bem alarmantes e interessantes que ela trouxe nessa apresentação para todo mundo ficar de olho.
Isso vale para você que trabalha diretamente com digital, para pessoas que tem empresas ou startups ou simplesmente para os curiosos.
Vamos lá?
5. Tem muita gente jogando online
Eu sou um amante de games em geral - Fiz até faculdade de Design de Games - principalmente jogos online, seja ele no celular, console ou computador.
Hoje já temos mais de 2.4 bilhões de pessoas jogando online ao redor do mundo, o que representa um crescimento de 6%, contra 5% ao ano anterior.
Só o Fortnite teve em média 250 milhões de jogadores em abril de 2019.
Tem diversas empresas estão fazendo ativação de marketing direto nos games.
Você perdeu essa? Olha o que Marvel fez para o lançamento do filme dos Vingadores.
Mas Isac, Vingadores e Games está tudo ali, tudo coisa de nerd.
Então pega essa da Nike!
Aí deixo a pergunta: Jogos são a nova rede social? Eu acredito fielmente que sim, tenho amigos que só mando mensagem no Whatsapp para falar "Fica on aí".
4. TV já era, ou quase
O tempo médio diário gasto pelos consumidores em dispositivos móveis em minutos ultrapassou a TV em 2019, é isso mesmo que você leu!
226 minutos para celular versus 216 minutos para TV.
O YouTube e o Instagram estão ganhando no quesito maior tempo de plataforma on-line - 27% e 19% respectivamente - e o vídeo representa até 28% do tempo médio diário.
Eu mesmo só uso minha TV em casa para jogar o PS4, até para assistir um Netflix to usando o iPad.
3. Tudo é visual
O Instagram tem em média 1 bilhão de usuários ativos por mês, os Tweets incluindo imagem, vídeos e outras mídias geram 50% mais engajamento, No Snapchat já são 40 bilhões de posts por trimestre usando as lentes e filtros do aplicativo.
O formato Stories criado pelo o Snapchat e adotado hoje pelo Facebook, Instagram, Whatsapp já acumula 1.5 bilhão de pessoas postando diariamente.
Até o Netflix adotou isso no seu aplicativo para celular.
Da pra ver claramente o crescimento do Youtube, Instagram, Snapchat, Pinterest e Twitch, empresas totalmente focadas em imagem e vídeo.
Obs.: Fui olhar meu tempo de tela do celular e do iPad e se resume a Instagram, Netflix e Youtube.
2. Dados são importante mas PRIVACIDADE É TUDO!
Depois de tanta treta com o Facebook e os vazamento de dados por aí, a privacidade é um tema muito em alta no mercado digital.
Quem está antenado sobre o assunto sabe que privacidade é o FUTURO.
Alo Alo Bitcoin e Monero!
Empresas vão ter que se adaptar ao mercado, principalmente aquelas que entregam conteúdo segmentado para o usuário.
Em 2019, 87% de todo tráfego de dados na internet é encriptado. Há 3 anos, eram apenas 53%.
Na outra ponta, temos os dados e os próprios usuários.
Os consumidores estão menos preocupados com a privacidade na Internet do que há quatro anos. Isso pode ser em parte porque reguladores e plataformas estão trabalhando para melhorar o controle da privacidade do consumidor.
Em uma pesquisa com clientes de varejo, 91% disseram preferir marcas que oferecem ofertas e recomendações personalizadas; 83% disseram que estão dispostos a compartilhar dados passivamente para experiências personalizadas; e 74% disseram que estão dispostos a compartilhar ativamente dados para experiências personalizadas.
Mas como equilibrar essa balança meu pai amado?
1. Ta caro conseguir novos clientes na Internet
Esse foi o ponto que mais me chamou atenção. O custo de aquisição de novos clientes online subiu tanto que quase não vale a pena investir para atrair gente nova para nossos negócios.
Da para acreditar nisso Isac?
Mary aponta que o foco das marcas deve ser em cuidar do seu usuário e pensar o que ele pode consumir futuramente na sua empresa.
Será esse o momento que as empresas vão ter um cuidado mais massivo com seus clientes?
Coitada da Bancos tradicionais, Net e da Claro que vão ter que aprender muito nesse modelo hahahhaha!
Ainda não acabei todo relatório
Esse foi só alguns pontos que eu gostei até agora, estou lendo com cuidado o relatório por completo e trago outros pontos importantes em breve.
Mas fica a pergunta: Estamos vendo o Futuro da Internet ou já vivamos na Internet do Futuro?