O futuro do vestir
A consultoria de imagem e estilo já existe como profissão há uns bons 10 anos e ainda hoje, gera dúvidas sobre o que é e para quem se destina.
Digo, sem dúvida, que a consultoria de imagem e estilo é o futuro. Não se trata de "merchan" e sim da observação de como o varejo e o mercado corporativo têm se movimentado recentemente.
A flexibilização do dresscode trouxe para muitos, sobretudo para as mulheres, uma nova questão: o que é "vestir-se de si mesma"? . É mostrar, por meio da vestimenta, seu propósito de vida e seus objetivos profissionais. E, como se faz isso, às 6h30 enquanto organiza a vida doméstica, cuida da saúde, enfrenta o trânsito e pensa na agenda do dia?
O varejo digital está se encarregando de facilitar a questão. Empresas como a Reset e a Stitch Fix entraram no mercado americano para oferecer serviços customizados de compra e entrega de looks completos via internet. O objetivo de ambas as empresas é bem simples: vender roupas. O modo como fazem é que é diferente: têm consultoras de imagem e estilo atuando, junto com estilistas e profissionais de tecnologia para "ler" o estilo pessoal das clientes e enviar, para seus endereços, soluções compleetas de vestuário.
A Reset cria apenas coleções cápsula de peças versáteis em tons neutros. Assim que a cliente define "seu estilo", pode comprar lotes inteiros de peças que combinam entre si. Já a Stitch Fix, alia informações pessoais coletadas por meio de um questionário no site, com comportamento de compras aos conhecimentos de personal stylists para enviar caixas com looks completos para suas clientes. A medida em que a cliente compra e devolve itens, a empresa vai refinando as informações sobre tipo físico, gosto pessoal e ticket médio.
Onde entra a consultoria de imagem e estilo nesta equação? Na parte técnica, no entender a necessidade individual de cada cliente, sua rotina e a forma como ela quer ser vista. Dá para fazer isso virtualmente? Sim, mas é mais fácil quando a própria cliente entende como funciona.
A consultoria de imagem e estilo oferece autoconhecimento, foco nas escolhas, inteligência ao investir no guarda-roupa para que a cliente se comunique com o mundo da maneira mais eficaz possível. Não é luxo, nem necessidade: é uma tendência e é acessível para qualquer um.