O Futuro e a Inteligência Artificial
Frequentemente, nos deparamos com notícias cujo conteúdo ressalta "mais um avanço tecnológico" proporcionado direta ou indiretamente pela Inteligência Artificial (IA). De fato, a IA vem se aperfeiçoando cada vez mais, em direção a um cenário o qual ela nos acompanhará sensivelmente em nosso dia a dia.
Dentre algumas perguntas que me fazem duas compartilho aqui: "O quão distante está a IA de nós"? Hoje é uma "tecnologia" de luxo, somente para grandes corporações, ou está mais próxima do que se pode imaginar?
Muitas pessoas ainda visualizam a IA como algo distante ou mesmo inimaginável para o seu dia a dia ou para a sua empresa. Outras associam a IA com filmes de ficção científica. O fato é que se atentarmos a pequenos detalhes do nosso cotidiano podemos encontrar a IA presente de uma maneira direta, como por exemplo, nos celulares (reconhecimento facial, comando de voz, fotos inteligentes, etc.). Com o avanço da Internet das Coisas (IoT), a tendência é de um crescimento ainda maior desta "interação" entre IA e o ser humano.
Dentre tantas definições sobre IA, uma que me agrada está relacionado ao estudo de como fazer com que os computadores, as máquinas possam executar tarefas, de forma eficaz e eficiente, que hoje são melhor desempenhadas pelas pessoas. Fazer uma máquina ou um software reproduzir a inteligência do ser humano não é mais algo de um mundo da ficção científica ou futurista.
Podemos dizer que a IA já é algo acessível a qualquer empresa, seja de qual porte for. Neste contexto, podemos pensar em: chats inteligentes; recomendação inteligente de marketing para clientes; análise de dependência de compras entre produtos para ações de marketing para criação de combos atrativos aos usuários; análise de sentimentos; análise de perfil de cliente; modelos preditivos para tendência de vendas de produtos; e outras inúmeras aplicações as quais, com certeza, podem ser úteis a toda empresa.
A área de Mineração de Dados com suas técnicas de Aprendizado de Máquina aplicadas às tarefas de classificação, regressão, agrupamento, regra de associação, padrão sequencial, dentre outras, vem revolucionando em muitos aspectos o poder computacional na construção de sistemas inteligentes capazes de proporcionar informações de valor incomensurável às empresas.
Por outro lado, temos as aplicações inteligentes robustas, e, consequentemente, não tão acessíveis a qualquer empresa: robôs autônomos; casas inteligentes; cidades inteligentes; carros autônomos; sistemas de monitoramento de máquinas.
Enfim, podemos afirmar que a IA já se faz presente em nosso dia a dia e, também, é uma área a qual pode ser de grande utilidade para qualquer empresa no sentido de proporcionar ganho competitivo, principalmente, nesta crescente tendência da digitalização de todas as informações. O uso inteligente destas informações para o processo de tomada de decisão é um dos grandes diferenciais para uma empresa no cenário atual.
Entretanto, uma questão a qual uma empresa deve ponderar é como a IA poderá de fato ajudar no seu crescimento e no aumento de sua competitividade. Assim seu investimento nesta área poderá resultar, de fato, em benefícios e não somente em um mero status em poder dizer "tenho um sistema de IA em minha empresa".
Professor e entusiasta de tecnologia 》Desenvolvedor C, C++, Java, Ladder, texto estruturado e Python 》Projetista eletroeletrônico 》Mentor da equipe Sharks #9199 de FRC 》Pesquisador 》Consultor de Automação Industrial
3 aE na época que o senhor foi meu orientador, em 2008, era tudo mais difícil. A evolução nestes anos foi absurda, não é professor?