O futuro lean, e não, o futuro do lean...
As vezes me deparo nos corredores da Universidade, com a pergunta: Professor, qual o futuro do lean?
Paro e penso...não há o futuro do lean, mas sim o futuro lean, com profissionais criativos dotados de uma filosofia de trabalho que os norteia na convicção de que não há espaço para processos incapazes, produtos de baixa qualidade, retrabalhos que geram ineficiência em resultados de processos.
Como Lean Coach, tenho desenvolvido atividades que auxiliam executivos, líderes a aceitarem que lean é um modelo de pensamento, uma adequação de hábitos que proporcione aprendizado à organização. Não basta resolver problemas, mas aprender com eles.
Tenho escrito que a era digital que estamos entrando, exige profissionais com perfil lean, líderes que entendam e animem estes profissionais a buscarem a excelência diariamente com um firme propósito de que sempre é possível melhorar.
Uma nova forma de pensar que leve a uma nova forma de agir, isso é lean! Não há como pensar que esta afirmação tenha prazo de validade...lean não é um modismo, não é uma ferramenta, ele depende das pessoas e não das máquinas.
Com isso, a base da implantação de um sistema lean começa com líderes capacitados, capazes de conduzir as pessoas a acreditarem que uma nova forma de pensar e agir leva a um resultado diferente. Fábricas inteligentes se constrói com líderes e funcionários inteligentes, que trabalhem de forma inteligente e isso, é responsabilidade de quem elabora os processos. processos lean que assegurem qualidade e eficiência.
Portanto, não há o futuro do lean, há sim o futuro processo lean, o profissional lean, o líder lean.