O Futuro São as Energias Renováveis
O uso de energias renováveis no Brasil é comum pela utilização da energia hídrica, solar, eólica e biomassa. O aproveitamento das fontes renováveis deve ser destacado pois, além de auxiliarem na preservação do meio ambiente, também são eficientes na geração de energia elétrica.
Conheça sobre os recursos utilizados de fontes alternativas de geração de energia, são elas:
É possível observar que a matriz energética brasileira conta com um maior número de fontes de energia renováveis em relação a outros países. Sendo assim, embora o consumo ainda seja feito majoritariamente por fontes não renováveis, a utilização de energia limpa e renovável em nosso país ainda é maior se comparada ao restante do mundo.
Além disso, estima-se que até 2030 essas fontes de energia alternativa substituirão os combustíveis fósseis. Desta forma, as fontes de energia renováveis como a luz do sol, vento, água, matéria orgânica e muitas outras somam quase 50% da nossa matriz energética.
Recomendados pelo LinkedIn
Ainda assim, é importante destacar que quando falamos em energia renovável nos referimos à energia que é gerada por meio de recursos naturais, que são inesgotáveis. Ou seja, recursos como carvão e petróleo, apesar de retirados da natureza, podem ser esgotados a qualquer momento, tornando-os não renováveis.
Pensando nisso, a situação da energia renovável no Brasil atualmente é positiva, tendo em vista que possuímos as principais fontes de energia, as hidrelétricas, que fazem parte de mais da metade da geração de energia no país. Além disso, a energia solar vem ganhando bastante reconhecimento e seu uso cresce amplamente ano após ano, estima-se que até 2050 a quantidade de energia gerada por painéis solares alcance entre 78 e 128 GW.
Aliás, é válido destacar que o nosso país tem um dos maiores índices de incidência solar, o que torna a captação da luz do sol pelos painéis solares ainda mais simples e eficiente. Por isso, a instalação dos sistemas fotovoltaicos surge como oportunidade para milhares de brasileiros produzirem sua própria energia em sua residência, comércio ou indústria.