¨O Gargalo Tributário¨
A tecnologia está presente no mundo tributário e vem transformando esse mercado, trazendo segurança, adequação, velocidade e precisão na escrituração fiscal das empresas. A complexidade do STN (Sistema Tributário Nacional), remete a impressão que a burocracia está acima de soluções tecnológicas disponíveis, afastando muitas empresas do acreditar que ainda existam soluções alem dos esforços que já executam atualmente.
Devido a quantidade de stakeholders envolvidos no processo tributário e seu alto grau de competência, acreditam não haver novas oportunidades para o setor. Gerando um gargalo de oportunidades não trabalhadas, aumento de custos e perdendo oportunidades de redução de riscos com autuações e recuperação de créditos ainda não localizados com a velocidade necessária.
A lentidão e ausência de tecnologia pode ocasionar autos de infração de matérias não identificadas, respostas a auto de infração lentas com baixa fundamentação argumentativas e subscrição de créditos fiscais não localizados. Se faz necessário os CEOs, CFOs e departamentos envolvidos, enxergar tecnologia como soma dos gingantes esforços que já é tocar a área tributária da empresa.
Notamos que os investimentos ótimos sistemas de ERPs são notados como solução final para monitoramento das regras fiscais atuais, porem esses sistemas são excelentes na gestão, captura e desenvolvimento de relatórios para tomada de decisão, mas não realizam as atualizações necessárias e mudanças de regras fiscais de acordo com atividade no momento que elas ocorrem para evitar erros.
Muitas teses tributárias ainda são defendidas, sem a devida quantificação dos valores envolvidos no processo, trazendo lentidão e valores inexpressivos frente aos custos e tempo dispendido. É possível com tecnologia identificar 100% das oportunidades, quantificar e verificar o grau de sucesso de cada uma através de análise aprofundada.
Os eventos administrativos que podem ser utilizados no curto prazo, trazendo fluxo de caixa para empresa, podem ser identificados com precisão (linha a linha) através de tecnologia de softwares, big data e inteligência artificial e leitura humana na adequação a cada setor e atividade.
O afastamento da tecnologia leva muitas empresas a se conformar com o que já está implantado e sendo realizado. Com as transformações tecnológicas atuais um investimento pode tornar-se obsoleto em questão de meses, forçando a todos a sempre conhecer as melhores soluções apesar dos esforços.
A tecnologia e a inteligencia da informação, pode mudar o patamar de seu negócio. Trazendo informações precisas, números exatos, profunda adequação aos órgãos fiscalizadores e resultado expressivos para empresas.
Atualmente no mercado tributário utiliza-se muito o termo ¨tecnologia¨, porem se faz necessário identificar quais parceiros realmente pode trazer resultados efetivos e seguros para o negócio.
Alexandre Mathias Leão
CTO na Contratei.net
1 a👏👏👏