O HERÓI CANSADO
O que é preciso para fazer acontecer?
Fui visitar o herói. O caminho cheio de mato, as fontes secas. Os cavalos de guerra gordo pela inércia, pastando naquilo que outrora fora um jardim. O castelo cheirava a mofo.
Na semiobscuridade, ele espanta uma mosca e me olha.
Esse homem já mudou mais de uma vez a história. Combateu mouros, pestes e dragões. Construiu um império, ganhou fama e fortuna. Um dia, porém, cansou. Soltou os cavalos, pendurou a espada e resolveu não combater mais.
Diferentemente dos heróis que, após consolidarem suas conquistas, sentem nostalgia das grandes batalhas, ele se cansou no meio do combate. E o império decaiu com ele. Ainda recebe dinheiro de seus vassalos. Ainda controla algumas províncias. Mas os inimigos estão chegando cada vez mais perto. Seus guerreiros não conseguem mais guarnecer as muralhas.
Espanta uma mosca e me olha.
- Senta aí que eu vou te contar a minha batalha contra o dragão.
A noite foi caindo e ele foi contando.
- E foi assim que eu construí esse império. Não vou deixar esses salteadores de estrada destruírem o que eu e meu povo fizemos com sangue e sacrifício. Preciso de você.
Mandei chamá-lo para juntos restaurarmos o esplendor do nosso nome e do nosso estandarte. Vamos à luta.
O olhar, porém, desmentia as palavras. Estava cansado. Não queria luta, nem poder, nem restauração. Queria apenas ficar ali, lembrando as grandezas perdidas. Morrendo sem se mexer.
Já conversei com vários heróis cansados. Empresas outrora poderosas e hoje ameaçadas pela decadência. O herói cansa de lutar, mas não passa o comando. Os inimigos vão chegando. Às vezes, ele sai da letargia. Aceita sugestões de mudança, encomenda pesquisas, contrata assessorias, anima os mais jovens, ganha tempo, propõe adiar, questiona e, no fim, não faz. O herói regozija-se com sua habilidade. Engana os pares, os súditos, mas não engana o mercado. Os concorrentes vão conquistar suas posições até que a empresa acabe ou seja comprada.
Se você é um herói que considera já ter travado as suas batalhas, passe a espada para um novo guerreiro. A sensação de perda pela falta da coroa passa rápido e deixa a cabeça mais leve.
Nem sempre o herói cansado é o presidente.
Texto Julio Ribeiro