O HOMEM E SUA FÉ


Como medico e ex-professor universitario, atualmente caminhando para os 69 anos me permito contribuir ou ao menos instigar -

1- Deus existe- ao mesmo tempo foi criado (foram criados) o primeiro ser vivo, e simultaneamente o processo de morte (apoptose) de todas as celulas, e tambem a reproduçao do ser. Tudo simultaneamente,com mecanismos perfeitos, e ainda acrescido de uma gracinha do Criador, a que denominamos instinto sexual- isto é a obrigação de reproduzir , segundo a Sua vontade.....Veja que interessante- nao só foi criada a possibilidade da reproduçao, mas tambem a obrigatoriedade.

Sob outro angulo, a perfeiçao dos seres vivos em todos os quesitos de funcionalidade atestam a Criação. Nao ha um par de olhos desalinhados, ou pernas de diferentes tamanhos, ou um nariz sobrando sob a axila.......


2- Nao podemos identificar o proposito da Criação. Por mais que discursem os religiosos so podemos concluir que ou estao todos errados em suas versoes , ou no minimo todos menos um, pois suas versoes sao excludentes umas das outras.


3- A "descoberta da Fé" ocorre com pessoas em busca de salvar sua propria biografia, de conseguir olhar para si mesmo com algum futuro, o que nenhum de nós consegue antever. O desespero e nao a lucidez é o mote da Fé. O futuro é o apodrecimento e para evitá-lo pode-se optar pela cremação. Pouco entusiasmante. 


4- A experiencia nazista destruiu a crença no Criador "regulador" das açoes humanas. Frente ao mal absoluto, o Criador nao matou ou imobilizou o malvado. As vitimas- judias e principalmente a maioria cristã, nao teve seus apelos atendidos. Os nossos aprendizados sobre as consequencias das boas e mas açoes foram destruídos na Alemanha nazista, junto com a expectativa da avaliação Divina de nossos atos e pensamentos. A morte de milhoes de inocentes- civis e militares , especialmente de crianças e inumeros religiosos tementes foi fatal para nós em nossa crença. O nazismo constitui ate hoje uma experiencia terrivel para todas as religioes e o Homem em busca do Eterno.


5- O que espera o Criador dos Homens que ele criou ? Nao sabemos.


6- Olhara em algum momento para nós ? Nao sabemos. Milhoes, bilhóes , nos antecederam e isto nao levou à valorização de suas expectativas; é tolo imaginar que iremos merecer esta atençao especial. 


7- Apenas sabemos que na fraqueza de nossa velhice e doença buscamos por Ele. Mas como medico tenho observado que o progresso humano é que modificou o mundo e as pessoas . Desalentador- fomos Criados por Ele, mas parecemos abandonados por Ele.


um abraço

Bernardo Ejzenberg

RG 4438942 SSP

Pediatra, Prof Livre docente FMUSP, aposentado

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos