O homem tem olhar machista.
Considero-me machista, não por não ser gentil com as mulheres, por lhes tratar mal, discriminar ou menosprezar suas capacidades. Sou machista porque por mais que me esforce, vejo o mundo como homem. Aprendi muito sobre o que é ser mulher num mundo dominado por homens. Sou filho de uma mulher, irmão de quatro outras mulheres, me casei por três vezes com mulheres. Liderei equipes onde a maioria dos times eram compostos por mulheres.
Nem por isso me considero um Expert das dores morais e dificuldades das mulheres, mas tenho estudado, lido, ouvido e observado a vida de algumas delas, assim posso afirmar o quanto é difícil a luta da maioria delas.
Quando trabalhei com mulheres, como parceiras ou em processos de coaching pude confirmar o quanto elas são mais eficientes do que o homem. Claro que não posso generalizar, pois estamos falando de seres humanos, não se pode esquecer disso. Costumo dizer que não vivemos num mundo dividido em gêneros masculino e feminino e sim de um gênero único e superior que é o gênero humano.
Essa dominância (homem ou mulher) é temporal, basta verificar a história das sociedades nas civilizações anteriores. Na civilização contemporânea prevalece na maioria esmagadora das sociedades o domínio masculino.
Somos seres complementares, precisamos um do outro de uma forma ou de outra. No mundo em que vivemos somos levados quase sempre a separar as pessoas por semelhança de gênero, raça, cor, ideais, religião, classes e outros. Mesmo assim acabamos percebendo que são com as diferenças que aprendemos, que crescemos e que elas nos ensinam mais que quando estamos nossos iguais.
A maioria das mulheres são sensíveis, dóceis, amáveis e delicadas e existem homens com estes mesmos predicados, independente da sua orientação sexual.
A mulher não pode ser confundida com um ser de poderes especiais, mas dotada na sua maioria, de um senso mais apurado que talvez da maternidade.
Talvez seja isto que faz a mulher ser empreendedora por natureza, sendo capaz de executar várias tarefas simultaneamente. Característica esta que independe de ter sido mãe ou não, pois seu poder gerador é inato, traz no seu âmago o poder da transformação.
Na sociedade machista, castradora o poder quase sempre é coberto com um véu. Um machismo não exclusivamente vindo dos homens, mas também de grande número de mães que querem ver seus filhos como senhores únicos do poder, sem ter que disputar ou dividir com uma mulher.
Mulher, faça tudo que quiser fazer, você pode. Só não queira ser como os homens, cometer os mesmos erros que eles cometem. Entenda que o homem e a mulher não são adversários, são parceiros na transformação de um mundo melhor para todos.
Dirija seu carro, dirija seu negócio, mas estimule no seu coração o amor próprio, ame-se tanto que este amor espalhe à sua volta. Que o doce sabor de ter a Mulher na Direção, faça diferença na nossa vida.
Roberto Inacio - Coach - www.priscoaching.com.br
Profissional de Desenvolvimento Humano
7 aEstar no lugar da fala do outro é ter empatia pelo outro. Não precisa ser semelhante no gênero, apenas compreender a essência do sentir.