O Horário Comercial 3-2-2              e outras grandes idéias para 2021 (HOMEWORK Semanal)
HOMEWORK é uma newsletter para você trabalhar melhor

O Horário Comercial 3-2-2 e outras grandes idéias para 2021 (HOMEWORK Semanal)

O Coronavírus mudou o mundo. Milhões morreram. Empregos evaporaram. Economias estão ruindo. É difícil ser otimista no cenário atual. Mas é possível. E necessário.

O antenadíssimo Scott Olster, editor do LinkedIn, reuniu as ideias pro ano que inicia, compartilhadas pelos Top Voices da rede social. O resultado foram 24 ideias que mudarão o mundo em 2021. Aqui, um panorama as principais:

1. Vacina, sim; Fim do distanciamento social, não: Todo mundo esperava que 2021 iria aliviar a crise causada pelo Covid-19. Isso não vai ocorrer. Mas temos a primeira geração de vacinas pronta, enquanto três ou quatro novas gerações devem chegar nos próximos anos. Mas nem pense em desrespeitar o distanciamento social. Não é hora para isso.

2. O escritório vai brigar para levar você de volta: Depois de um ano de home office, as dinâmicas de trabalho mudaram. Agora, as empresas precisam literalmente convencer o funcionário a voltar ao escritório. Para isso, não faltarão melhores condições de trabalho e até de descanso. Talvez nem seja mais cinco dias por semana. Mas a transformação já está ocorrendo. E é física. Já tem empresa planejando mudar sua sede para lugares pouco convencionais, como o campo.

3. O horário comercial será 3-2-2: Antes, eram cinco dias por semana, de 9h às 17h. Agora, o regime será 3-2-2: três dias no escritório, dois dias de trabalho remoto e dois de folga. Nos EUA, pesquisa do Workforce Confidence Index (do próprio LinkedIn) indica que 47% dos funcionários acreditam vão continuar trabalhando remotamente mesmo após o fim da pandemia.

4. Hype tecnológico será qualquer coisa que nos deixe mais seguros: Maior, melhor, mais novo ou mais diferente? Nada disso. O mundo da tecnologia e da inovação em 2021 vai priorizar o que nos traga mais segurança. Conhece o Pulse Oximeter? Ele mede a oxigenação do sangue e você pode ter um em casa para monitorar qualquer sinal do Covid. Agora, até o Apple Watch consegue fazer uma aferição inicial. E tem o smartphone ativado por voz para responder uma chamada sem que você precise tirar a máscara. Ah, e já há câmeras que alertam se um grupo de pessoas não está respeitando o distanciamento social. É esse tipo de tecnologia que vai realmente brilhar em 2021.

5. Prepare-se para a recessão mundial - parte 2: O caos econômico de 2020 deixou um longo rastro de destruição para trás. Desemprego em massa e empresas fechando as portas não são apenas uma visão pessimista dos analistas econômicos. Já está acontecendo. Você precisa estar pronto para isso.

6. Líder tem que ter personalidade: Não basta ter competência, tem que ter personalidade e caráter. Essa será a maior vantagem competitiva para os líderes em 2021. As pessoas estão tão preocupadas com sua saúde quanto com seu emprego, os líderes precisam saber equilibrar essa balança tanto para recrutar como para motivar funcionários. Flexibilidade nas negociações é a palavra de ordem.

7. Ondas de calor serão batizadas igual os furacões: O mundo está cada vez mais quente. Em 2020, o Vale da Morte (Califórnia) registrou temperaturas de 54°C. A Austrália viu ondas de incêndios por causa do calor. Nenhum canto do planeta está a salvo das ondas de calor. E essas ondas de calor passarão em breve a serem batizadas, assim como os furacões. A próxima vai se chamar Harry. Anote isso aí.

8. A pandemia aumentará a presença de mulheres em cargos executivos: A pandemia foi catastrófica para as mulheres em 2020, especialmente para mães solteiras e mulheres que recebem salários baixos. Só nos EUA, estima-se 1,6 milhão de mulheres nessa situação. Mas do outro lado da pirâmide ocorre o inverso: mais e mais mulheres estão chegando a cargos executivos altos, muitas vezes mais altos do que elas próprias haviam planejado. Liderança com empatia e diversidade de habilidades são as principais razões para o pequeno fenômeno.

9. Viva dentro do seu negócio: Muitos negócios fecharam as portas por depender apenas de uma localização física para sobreviver. Outros migraram rapidamente pro e-commerce e agora não sabem o que fazer com a loja física. O que fazer? Transforme em residência. O planejamento urbano sempre procurou equacionar as distâncias que separam o lar do escritório e do lugar para lazer. Na Holanda, a prefeitura de Eindhoven está oferecendo subsídios para quem mora no lugar onde trabalha ou para quem aluga o local da loja para outras famílias morarem. Melhor do que ficar vazio.

10. Recuperação econômica terá foco nos mais ricos: Quem estava no topo da pirâmide social antes da pandemia, passou por ela quase sem arranhões. Todo o resto se deu mal. Então, esse é o momento de se adaptar. Hoteis que ficaram metade do ano fechados agora oferecem quartos à beira-mar para executivos trabalharem de home office, enquanto redes de cinemas criaram planos espaciais para exibições particulares e pequenas recepções. O foco é ir aonde o dinheiro está, ou seja, em quem se arranhou menos com a pandemia.

11. Empresas que prometeram igualdade racial em 2020 serão cobradas em 2021: Após a trágica morte de George Floyd em maio 2020, uma avalanche de empresas americanas prometeu políticas internas para acabar com o racismo. Agora em 2021, essas empresas serão cobradas. Não basta apenas tomar medidas que erradiquem o racismo de uma empresa, é preciso informar, divulgar e deixar bem claro o que está sendo feito.

12. A transição do Brexit está feita, mas as negociações não acabarão nunca: O Reino Unido deixou a União Europeia em 2020 e o período de transição acabou no último dia 31 de dezembro. Mas as negociação não vão acabar nunca. O impacto econômico ainda não pôde ser analisado com profundidade por causa da pandemia mundial, mas ele deve ser ainda maior do que o problema de saúde. A tensão está só dando os primeiros passos nas relações internacionais britânicas.

13. O streaming vai engolir - e depois transformar - os filmes: 2020 foi um ano devastador para as salas de cinema. Do outro lado da moeda, foi um excelente ano para o serviços de streaming em geral. Aliás, Hollywood mudou sua agenda e agora muitos filmes saem primeiro em serviços de streaming. Quando a pandemia for controlada, as salas de cinema vão se recuperar? Sim, mas ajustes serão necessários. Comida ruim e chão melecado não serão mais aceitos. Lançamentos precisam virar eventos na sala de cinema. Vai ser difícil tirar o espectador de casa para ver um filme.

14. A dala de aula precisa de um upgrade urgente: O ensino remoto foi uma das maiores frustrações de 2020. A maioria das ferramentas usadas jamais teve uma sala de aula como alvo. Os estudantes ficaram dispersos. E desinteressados. Já começam a surgir plataformas específicas para as salas de aula, como a Engageli. Mas muito ainda precisa ser feito. Modelos criados para o mundo corporativo simplesmente não servem para sala de aula. Zoom, WebEx e Microsoft Teams já estão se mexendo nesse sentido. Vamos esperar para ver.

15. Vamos alterar as plantas das cidades: As cidades estão em pleno processo de remodelagem por causa da pandemia. A vida urbana exige ser mais sustentável. O futuro pode estar nas “15-minute cities”: tudo que você necessita deve estar a 15 minutos de caminhada ou de bike. Trabalho, restaurantes, lojas, escola, lazer, tudo. O gostinho de ter cidades com menos carros em 2020 foi benéfico para a saúde de todos. Inclusive do planeta.

16. Vamos planejar cidades-refúgio para as mudanças climáticas: O aquecimento global obriga cerca de 20 milhões de pessoas pro ano a mudarem de residência. A estimativa é que por volta de 2070 cerca de 3 bilhões de pessoas vivam em condições climáticas precárias. Os preparativos para o futuro não podem mais ser postergados. Casas com emissão zero de carbono e asfalto "verde" já estão na pauta do dia.

Veja o artigo completo do Scott Olster (em inglês).

PRIVACIDADE E HOME OFFICE: COMO BALANCEAR ISSO?

Maior proteção, mais privacidade e melhor conhecimento dos direitos e riscos associados ao home office. É o que pede a Organização Internacional do Trabalho (OIT,) em um novo relatório.

A recomendação é para que os governos adotem medidas específicas para atenuar riscos psicossociais e introduzir um “direito à desconexão” para assegurar o respeito das fronteiras entre vida profissional e vida privada.

A entidade estima que antes da pandemia cerca de 260 milhões de pessoas trabalhavam em casa, o que equivale a 7,9% do total de trabalhadores. A Covid-19 aumentou essa taxa para cerca de 20% em 2020.

"O grande perigo é que se apague a diferença entre os períodos laboral, pessoal e familiar", alerta o relatório, que insiste na necessidade de considerar os riscos psicológicos associados ao trabalho isolado. “Um dos problemas grandes na pandemia é que os teletrabalhadores estão 24h plugados.”

A OIT destaca que uma das vantagens de trabalhar em casa é a maior flexibilidade de horários e, em geral, considera que os home officers trabalham menos horas. Mas, para esses trabalhadores, oferecer infraestrutura de atendimento para os filhos é fundamental.

França, Bélgica, Itália e Equador já adotaram legislação sobre o tema. Isso pode ser aplicado em acordos coletivos, da companhia ou setorial. Em qualquer situação, o empregador deve respeitar o direito à desconexão durante pelo menos 12 horas consecutivas para cada período de 24 horas, assim como durante os períodos de folga.

Confira o artigo o blog Adoro Home Office.


O ESCRITÓRIO DO FUTURO É HÍBRIDO

Muitas organizações estão mudando para um ambiente de trabalho híbrido e flexível, no qual funcionários dividem seu tempo entre o escritório e o trabalho remoto. Em uma cultura híbrida, uma equipe pode se reunir no escritório 2 ou 3 dias por semana para colaborar em um projeto importante.

É o que defende artigo da Márcia Breda. Um ambiente de trabalho híbrido pode ajudar na criação de um senso de comunidade entre os funcionários, ao mesmo tempo que permite que a empresa se beneficie da economia de custos ao reduzir o espaço físico do escritório e os colaboradores aproveitem alguns dias em casa, conseguindo manter uma rotina mais equilibrada e perdendo menos tempo em trânsito.

Em vez de instalações de escritório tradicionais com mesas e cubículos, haverá mais espaços projetados para facilitar o trabalho em equipe. Isso significa que quando os funcionários estiverem no escritório da empresa, suas experiências serão consistentemente definidas por uma interação forte e humana, e a colaboração dentro da empresa em geral será fortalecida.

De acordo com a pesquisa Future of Work da Riverbed, 69% dos líderes empresariais disseram que não estavam completamente preparados para apoiar um intenso trabalho remoto no início do surto de Covid-19. Mas é animador saber que 61% das empresas planejam fazer investimentos durante o ano para melhorar o desempenho do trabalho remoto.

À medida que o trabalho em qualquer lugar se consolida como uma prática comercial comum, os escritórios deixarão de ser espaços físicos definidos para um ambiente mais híbrido. Sim, os escritórios corporativos permanecerão, mas parecerão significativamente diferentes nos próximos meses e anos.


WHATSAPP WEB EXPÕE SEU TELEFONE PARA QUALQUER UM NA INTERNET

Você está preocupado com as novas políticas do Whatsapp para expor você à enxurrada de anúncios do Facebook (foi adiado, mas será colocado em prática em breve)? Então, tenha mais uma razão para se preocupar: o WhatsApp Web expõe número de telefones dos usuários na internet, nos conta o blog Oficina da Net.

O pesquisador independente Rajshekhar Rajaharia descobriu que o WhatsApp Web está expondo o número de telefones de seus usuários nas páginas de buscas da internet. Pelo Twitter, ele compartilhou algumas imagens de capturas de tela mostrando a indexação de números pessoais dos usuários do WhatsApp Web na página de buscas do Google.

Como é um assunto que envolve a integridade da privacidade de seus usuários, a plataforma foi notificada para resolver a situação. Em fevereiro de 2020, um problema parecido ganhou repercussão na internet quando Jane Wong, um criador de aplicativos, descobriu que o Google apresenta uma centena de links ao inserir "chat.whatsapp.com" na barra de buscas, direcionandos para links de bate-papo - muitos deles privados.

O grande problema para o mensageiro verde, é que essa notícia vem em má hora, já que a plataforma luta com a mudança dos seus termos de uso e privacidade que agora serão compartilhados com outros sistemas que fazem parte do ecossistema do Facebook.


COMO FAZER UPLOAD DE PASTAS INTEIRAS NO ONEDRIVE

O serviço de armazenamento da Microsoft permite compartilhar uma enorme quantidade de arquivos e é especialmente interessante para quem usa o pacote Office. Mas você sabia que é possível fazer o upload de pastas inteiras através de um folder sincronizado do Windows 10?

Para fazer o upload, através de seu browser, acesse o OneDrive e arraste as pastas que deseja diretamente para o serviço. Isso faz com que o upload inicie imediatamente. Se não gosta de arrastar os arquivos, use o botão "Carregar" que fica no alto da página.

Se você já tiver o app OneDrive sincronizado em seu Windows 10, a coisa fica ainda mais fácil. Entre na pasta do OneDrive através do menu Iniciar, arraste a pasta que quer subir para dentro do diretório do OneDrive e - pronto! - o upload está completo.

ESTA É A EDIÇÃO SEMANAL DE HOMEWORK

Nossa newsletter Homework compartilha

soluções que ajudam a trabalhar de um jeito mais inteligente, produtivo e saudável. 

A newsletter é editada por André Forastieri e Fernando Filho. Mande dicas e críticas!

Se sua empresa tem colaboradores fazendo trabalho remoto, ou oferece produtos e serviços para home office, conte suas experiências e novidades pra gente.

Somos mais de 5 mil profissionais. Convide seus amigos e colegas para fazerem parte da turma! É grátis e sempre será!

Assine! http://bit.ly/assinehomework

LinkedIn http://bit.ly/homework-linkedin 

Sugestões pra newsletter: conteudo@homework.net.br

Para saber mais sobre o projeto HOMEWORK, escreva para: forastieri@homework.net.br


Gabriel Corbage

Corporate | M&A | Private Equity | Capital Market | Project Finance

1 a

👏👏👏

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos