O impacto da internet na vida dos consumidores
Hoje em dia, a internet facilita muito a vida de consumidores quando pensam em realizar uma compra ou até mesmo uma pesquisa de preço. Já não é preciso enfrentar um shopping lotado, nem ter que conversar com aquele vendedor chato. Tudo isto, na verdade, você sequer precisa sair de casa para isso. Com o clicar do mouse você passa a fazer parte do famoso e-commerce (comércio que utiliza plataformas eletrônicas, como computadores, smartphones, tablets e etc).
Porém, todos nós sabemos que o impacto do e-commerce vai muito além das transações eletrônicas de bens e serviços. A internet fez com que as empresas se reinventassem para atender a maneira como as das pessoas trabalham, estudam, se relacionam, se promovem e fazem negócios.
A internet por um lado facilita a vida dos consumidores, e por outro alavanca negócios.
É muito mais fácil e barato abrir seu próprio negócio na internet do que abrir uma loja física. Mas, como nem tudo são flores, essa facilidade também traz riscos, normalmente associados a situações em que o excesso de empolgação com a tecnologia supera os objetivos estratégicos.
Em 2001 Porter apresentou sua abordagem das 5 ameaças e oportunidades que a internet pode representar para o negocio. São elas:.
- Barreiras à entrada
- Rivalidade entre os competidores existentes
- Ameaças de produtos substitutos
- Compradores
- Poder de barganha dos fornecedores
Aprofundando a abordagem pontuada por Porter, entendemos que:
Oportunidades:
- Facilidade em iniciar seu próprio negócio e em entrar em novos mercados
- Redução da necessidade de força de venda e instalações físicas
- Aumento do mercado geograficamente, elevando o número de compradores
- Maior integração de uma empresa com outra, estreitando laços com seus fornecedores, ganhando flexibilidade, qualidade e velocidade.
- Compras eletronicamente trazem benefícios no preço e velocidade das aquisições.
Ameaças:
- Uma multidão de novos entrantes foi trazida pela internet, em muitas indústrias
- Concorrentes tendem a aumentar, especialmente se o produto for global
- Migra a competição para o preço
- Diminui o custo variável em relação ao custo fixo, aumentando a pressão por descontos no preço
- Aumenta o poder de barganha dos clientes finais
- A internet provê um canal para os fornecedores alcançarem os usuários finais
- E-procurement e mercados digitais tendem a oferecerem a todas as empresas acesso igual aos fornecedores, reduzindo a diferenciação
- Menores barreiras de entrada e a proliferação de competidores aumentam o poder de barganha dos fornecedores
- (+/-) Procurement usando a internet tende a aumentar o poder sobre os fornecedores, porém também oferece aos fornecedores acesso a mais clientes
A análise das cinco forças de Porter, nos permite entender o que a internet está alterando a maneira como as indústrias operam, mudando também o poder relativo de compradores, fornecedores e seus concorrentes, e assim permitindo o aparecimento de novos produtos substitutos e facilitando a entrada de novos concorrentes no mercado. Existem muitas ameaças, mas transformar essas ameaças em oportunidade não é uma tarefa impossível.
Podemos encontrar vários cases de sucesso no mercado, que mostram como é possível transformar estas ameaças em oportunidades e construir, ou remodelar, um negócio se aproveitando do efeito rede e fugir da guerra de preços, como foi o caso do eBay, no qual sua receita vem de anúncios e comissões de venda. Como resultado, a prática destrutiva de competição por preço de outros negócios foi evitada.
Tech Leader | Typescript, NodeJS, React, NextJS, Rust, Serverless, Docker, Kubernetes, Leadership
6 aBoa reflexão
Venture Capital & Private Equity, M&A and Alternative Investments
6 aMuito bom texto!